São Paulo, quarta-feira, 14 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

testeUSP

Scanner lê livros e textos em voz alta

DIGITALIZADOR >> Book Reader é indicado para pessoas com deficiências visuais; aparelho não funciona com o Windows 7

FERNANDO SANTOS OSÓRIO
GUSTAVO PESSIN
LEANDRO CARLOS FERNANDES

ESPECIAL PARA A FOLHA

Neste artigo avaliamos o Plustek Book Reader V100, um scanner (digitalizador) de mesa que, além da função de digitalizar documentos e materiais impressos, inclui um software de OCR (Optical Character Recognition), usado para reconhecer textos a partir das imagens digitalizadas, e um software TTS (Text-to-Speech), de síntese de voz, que permite "falar" os textos para o usuário.
Esse conjunto, formado pelo equipamento de digitalização e por um pacote de programas adicionais, é uma ferramenta que pode ser de grande utilidade para pessoas com deficiências visuais e problemas de acessibilidade a textos e livros impressos tradicionais. Além disso, também se apresenta como um recurso bastante interessante para usuários que preferem ouvir a narração de um texto, têm dificuldade para ler textos com letras muito pequenas ou, ainda, desejam aprender como ler e pronunciar textos em português e inglês.
O Plustek Book Reader V100 permite digitalizar diferentes tipos de material impresso, podendo salvar esses documentos em disco, com a opção de gerar um arquivo (em diversos formatos gráficos); permite extrair e reconhecer textos presentes em imagens e documentos digitalizados (OCR), gerando arquivos em formato TXT e PDF; realiza a leitura de textos digitalizados ou obtidos a partir de um arquivo em formato PDF, que poderá ser narrado por uma voz agradável e de boa entonação, nos idiomas português ou inglês; permite salvar o texto falado em arquivos de áudio (em formatos MP3 ou WMA); permite ainda ler em voz alta os comandos e menus acessados no computador, assim como o texto que o usuário está digitando em uma determinada janela de uma aplicação qualquer do PC; oferece também uma lupa para ampliar a tela e os textos nela contidos, que podem ser lidos.
O Book Reader é de fácil uso. Basta colocar um documento ou livro no scanner e pressionar uma das três grandes teclas de função do painel frontal do equipamento, que definem o tipo de documento digitalizado (colorido, preto e branco ou texto puro). O scanner irá digitalizar o texto e em seguida ativar automaticamente o programa de leitura do texto (TTS).
Também é possível digitalizar o texto disposto em diferentes orientações -livro aberto, virado de lado ou virado para cima/baixo. O programa identifica automaticamente a orientação do texto digitalizado e reconhece o texto de modo inteligente (separando imagens e gráficos da parte textual). O programa de síntese de voz permite ajustar a velocidade da narração e do volume, assim como pode repetir sentenças e soletrar palavras.
O Plustek Book Reader V100 tem como requisitos o uso de um computador PC com sistema operacional Windows 2000 ou XP. A conexão é feita pela porta USB. O equipamento vem com um CD-ROM de instalação com os softwares necessários para a utilização.

Testes realizados
O aparelho pode ser facilmente instalado e opera corretamente nos sistemas indicados pelo fabricante: Windows 2000 e XP. Também foi verificado que é possível utilizá-lo no Windows Vista 32 bits, mas isso pode requerer mais atenção e ajustes no processo de instalação. Cabe salientar que não foi possível utilizar o equipamento no Windows 7.
Os drivers e os softwares de uso do equipamento não estão disponíveis na internet, apenas no CD-ROM. Caso o usuário necessite, deve solicitar um novo CD-ROM ao fabricante.
O manual de instalação é simples e a documentação é bastante limitada, assim como as informações disponíveis na internet. Apesar disso, a instalação e o uso são intuitivos.
O sistema apresentou um desempenho muito bom no reconhecimento automático do posicionamento do texto, aceitando inclusive documentos inseridos de modo incorreto no scanner (com certa inclinação).
O sistema OCR surpreendeu pela capacidade de extrair corretamente textos de diferentes tipos de documento: desde textos impressos com os mais diversos tipos de fonte de caracteres, em diferentes tamanhos, com diferentes espaçamentos entre linhas, com fundo colorido e até textos de jornais e bulas de remédios. O sistema OCR desempenha correta e adequadamente sua função -apenas não foi capaz de reconhecer textos com letras cursivas (impressas) ou qualquer tipo de texto manuscrito, o que é usual para esse tipo de sistema.
O sistema de síntese de voz foi capaz de reproduzir textos de modo bastante adequado e claro, sendo capaz de falar textos, números e siglas. O sistema só não é capaz de identificar palavras de outros idiomas misturadas a um texto, o que leva à pronúncia incorreta de certas palavras estrangeiras.

Conclusão
O Book Reader da Plustek é uma ferramenta de grande valor para pessoas com deficiências visuais e/ou limitações de acessibilidade a documentos e textos. O equipamento fornece um conjunto bastante atrativo de ferramentas e funcionalidades, sendo atrativo inclusive para outros tipos de usuário. O Book Reader é simples de usar e cumpre muito bem suas funções, mas possui uma documentação e manuais limitados e, na versão atual do equipamento, não foi possível a instalação e o uso no Windows 7.


FERNANDO SANTOS OSÓRIO é doutor em Informática pelo INPG-IMAG (Grenoble, França) e docente do Departamento de Sistemas de Computação do ICMC-USP em São Carlos.
GUSTAVO PESSIN e LEANDRO CARLOS FERNANDES são doutorandos em Computação pelo CCMC no ICMC-USP em São Carlos.


Texto Anterior: Segurança no microblog
Próximo Texto: Educação on-line: Instituições publicam aulas e palestras gratuitas na internet
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.