UOL


São Paulo, quarta-feira, 14 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Heroínas conquistam admiradores

ESPECIAL PARA A FOLHA

O papel de protagonista nos jogos não é mais exclusivo do sexo masculino pelo menos desde 1996, ano do lançamento da primeira versão de Tomb Raider, um jogo inovador de aventura e ação.
Não que antes não houvesse personagens femininas em games, mas foi a heroína Lara Croft a que mais chamou a atenção, arrebatando multidões de admiradores em todo o mundo. Na vida real, ela foi representada por diversas modelos e pela atriz Angelina Jolie, no filme de 2001. Em julho deste ano, Jolie vai estrelar a continuação "Lara Croft Tomb Raider: A Origem da Vida".
Tomb Raider: Angel of Darkness, o novo jogo da série, tem como uma de suas principais inovações a modelagem de Lara Croft, cujo corpo agora é formado por mais de 5.000 polígonos (nos games anteriores, havia só 500).
Outra heroína de destaque é a sensual espiã Cate Archer, da bem-humorada série No One Lives Forever. Sua missão não é das mais fáceis e envolve aniquilar, sem piedade, dezenas de soldados inimigos. Archer alia feminilidade e eficiência, transformando um batom em uma máquina fotográfica e um frasco de laquê em um maçarico.
Algumas vezes, as mulheres são até sanguinárias. É o caso de BloodRayne, cuja versão para PCs chega em junho. A heroína, uma detetive vampira que dá nome ao jogo, tem como hobby dilacerar e esquartejar nazistas dos anos 30.
Outra heroína sanguinária é Julie Strain, inspirada na modelo norte-americana homônima e protagonista de Heavy Metal: F.A.K.K. 2, lançado em 2000.
Os fãs de anime (desenho animado japonês) foram presenteados em 2001 com Oni, que trazia a detetive Konoko como protagonista. Os jogos estrelados por mulheres atraem boa parte dos homens, sexo dominante quando o assunto é games. Mas também criam uma empatia positiva com as mulheres que se arriscam a jogar games.


Texto Anterior: "Simulador de gente" terá nova versão
Próximo Texto: Ordem inversa
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.