UOL


São Paulo, quarta-feira, 14 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GAMES

Primeiro sistema jogador de xadrez subiu de categoria em 1983; confira sites com dicas para iniciantes e experientes

Mestre enxadrista virtual celebra 20 anos

JULIANA DORETTO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os supercomputadores enxadristas não são tão recentes quanto parecem. Pelo contrário, eles acabam de sair da adolescência e entrar na vida adulta: há 20 anos, em 1983, a máquina Belle foi a primeira a obter o título de mestre nos Estados Unidos (acima dessa categoria, há apenas mais dois títulos: mestre internacional e grande mestre).
Belle, projetada apenas para jogar xadrez, começou a ser construída em 1972 pelo engenheiro Ken Thompson, da Bell Labs (www.bell-labs.com), e era capaz de analisar 180 mil movimentos por segundo. Foi campeã de todos os torneios entre computadores de 1980 a 1983.
A reportagem tentou entrevistar Thompson, mas o engenheiro, que se aposentou em 2000, não vê motivos para comemorar. "É apenas uma data arbitrária, houve vários avanços antes e depois de Belle", disse ele.
Hoje, qualquer enxadrista pode testar suas habilidades em sites que oferecem jogos contra o computador (www.xadrezclube.com.br e www.freechess.org) ou contra outros internautas, como em www.chessworld.net, em www.chessclub.com e em xadrez online.uol.com.br -que também traz a biografia de Mequinho, o jogador brasileiro que chegou a alcançar a terceira posição no ranking mundial.
Quem está dando os primeiros passos -ou jogadas- pode aprender os movimentos e as regras do jogo no Centro de Excelência de Xadrez (www.cex.org.br) -página paranaense que oferece bibliografias, apostilas e programas didáticos para download- e em www.mais xadrez.com, em www.chesswise.com e em www.chessstop.com.

Para experientes
Se você é um jogador mais experiente, quebre a cuca tentando solucionar lances complicados em www.chessproblems.net e www.chess.vrsac.com ou testando seu nível no site Chess World (www.very-best.de).
Uma das formas de desenvolver sua habilidade para jogar xadrez é estudar os movimentos de outros jogadores. Há sites que apresentam bancos de dados com milhares de jogos. A revista "New in Chess" (www.newinchess.com) oferece mais de 800 mil partidas. A página inclui todas as jogadas publicadas na revista. Em www.chessgames.com, o internauta encontra cerca de 250 mil jogos, que podem ser pesquisados por ano, jogadores, número de movimentos e tipo de abertura.

Em português
Em português, há o Brasil Base (www.brasilbase.pro.br), com resultados e partidas de campeonatos brasileiros e internacionais, biografias e dicas de livros. Para orientar ainda mais a leitura, veja também www.chesscafe.com e www.chessopolis.com, atualizados constantemente com novas resenhas e artigos.
A história desse jogo de tabuleiro está em www.worldchessnetwork.com/English/chessHistory e em sites dedicados a campeões, como o de Vladimir Kramnik (kramnik.homestead.com) e o de Bobby Fischer (bobbyfischer.net).


Texto Anterior: Para meninas
Próximo Texto: Máquina empata com homem
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.