São Paulo, quarta-feira, 14 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

diversão

Spielberg cria jogo com mais de 300 enigmas

INFANTIL, MAS... > Boom Blox, para Wii, traz quebra-cabeças desafiadores

THÉO AZEVEDO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A idéia para Boom Blox nasceu durante uma partida de Wii Tennis entre o cineasta Steven Spielberg e Shigeru Miyamoto, criador de Mario, na feira de games E3 2006, em Los Angeles. Dois anos depois, o resultado é um quebra-cabeças para o console da Nintendo desenvolvido com as crianças em mente.
Longe do status de superprodução que permeou filmes como "Parque dos Dinossauros" ou "Indiana Jones", Boom Blox mostra uma faceta descompromissada de Spielberg: basicamente o objetivo principal é retirar blocos de pilhas enormes, de modo que a estrutura não acabe inteira no chão.
A premissa parece simples -e de fato é-, mas a mecânica explora de forma exemplar o controle Wii Remote.

Variedade
O jogo tem mesmo um certo clima infantil, tanto que é liberado para qualquer faixa etária nos EUA, mas seus mais de 300 quebra-cabeças são tão interessantes e criativos que mesmo os adultos acabam envolvidos.
Os fanáticos por games de raciocínio que não se enganem: há desafio de sobra em Boom Blox, por causa dos múltiplos métodos empregados para extrair os blocos das pilhas.
Arremessar bolas de beisebol ou de boliche, calculando com exatidão a força do movimento, é uma das opções. Certos blocos têm valores distintos, o que também influencia na estratégia a ser empregada.
O jogador que se arriscar em Boom Blox deve ter em mente que está se envolvendo em um passatempo viciante e cuja vida útil é praticamente impossível de determinar.
O desempenho nas fases do modo para um jogador é premiado com medalhas (ouro, prata e bronze). Você pode jogar de novo para obter uma classificação melhor e, assim, destravar conteúdo novo.
Mas é no Create Mode que as possibilidades definitivamente se expandem, já que o jogador pode criar seus próprios quebra-cabeças e enviá-los para amigos. Com prática e paciência, não é difícil dar asas à imaginação e tentar produzir o desafio absoluto.
Boom Blox é também o típico jogo que fica mais divertido quando jogado na companhia de outras pessoas. Há suporte para até quatro participantes e fases para as modalidades competitiva ou cooperativa.

Próximos passos
A parceria entre Spielberg e a Electronic Arts prevê a produção de mais dois jogos. Ainda não se sabe muita coisa sobre o segundo título, mas, pelo que foi divulgado, o game inspira ares mais cinematográficos.
Ainda sem nome definido (é conhecido como LMNO), será protagonizado por uma mulher misteriosa que vem do futuro, viajando 50 milhões de anos. Ela dispõe de alguns poderes sobre-humanos.
Spielberg pensa em transformar o game em um filme, algo que também não surpreende, vindo de quem vem.


Texto Anterior: Canal aberto - José Antonio Ramalho: SP3 aumenta segurança do Windows XP
Próximo Texto: "O Senhor dos Anéis" terá novo game em 2008
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.