São Paulo, quarta-feira, 14 de maio de 2008

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Manga ajuda a acertar arremesso

DA "TECHNOLOGY REVIEW"

Um longo bracelete de alta tecnologia vem ajudando atletas a encontrarem seu ritmo ideal nas quadras de basquete ao tocar um som característico quando os jogadores realizam o movimento correto de braço.
A manga interativa de arremesso estende-se da base dos dedos até a parte superior do cotovelo e molda-se ao braço como uma compressa. O dispositivo possui dois sensores, um no pulso e outro no cotovelo, conectados por meio de finas fibras condutivas.
Quando o jogador realiza um arremesso, a manga calcula a posição, a velocidade e a aceleração do braço. A informação é transmitida para um laptop de forma que o atleta pode ser monitorado em tempo real. Pesquisadores da Organização de Pesquisa Científica e Industrial da Commonwealth (CSIRO), em Clayton (Austrália), desenvolveram o mecanismo para ser usado nos treinamentos, melhorando o desempenho dos jogadores.
"Arremessar consiste em uma habilidade baseada no ritmo", afirmou Richard Helmer, engenheiro de pesquisa da CSIRO e principal projetista da manga de alta tecnologia.
Quando um atleta arremessa uma bola, costuma trazer o braço para trás antes de lançá-lo para frente, disse Helmer.
O padrão exato do movimento que resulta em um arremesso perfeito pode variar entre os jogadores. O pesquisadores têm primeiro de descobrir qual o padrão correto do movimento de um atleta e então atribuir sons aos diferentes ângulos das juntas do braço.
Programado corretamente, o bracelete acompanhará o movimento feito pelo jogador e tocará os sons correspondentes, afirmou Damian Farrow, do Instituto Australiano de Esportes (AIS). Farrow trabalha com os pesquisadores da CSIRO testando o dispositivo em jogadoras da elite do netball (o netball é um esporte australiano semelhante ao basquete, mas praticado apenas por mulheres).
Quanto mais usa o dispositivo, mais a jogadora começará a reconhecer os sons associados a um arremesso correto.
A manga é feita de um material elástico e se parece com uma grande luva sem os dedos.
Os dois pequenos sensores foram feitos pela CSIRO especialmente para o dispositivo e ficam no pulso e no cotovelo do atleta. Os sensores conectam-se através de finas fibras condutivas que se expandem e se contraem à medida que o braço flexiona-se ou estende-se, o que faz com que se altere a resistência elétrica da fibra.
Os sensores captam as mudanças na resistência e transmitem essa informação para um computador responsável por calcular a distância entre as juntas e a movimentação do braço. Gráficos e tabelas do movimento podem ser exibidos em 20 milissegundos.
Helmer sincronizou a informação auditiva com os movimentos do braço e do pulso no arremesso de forma que, quando um atleta realiza os ângulos corretos das juntas, o sistema toca um determinado som.
Segundo Farrow, os pesquisadores agora registram os dados relativos aos movimentos de cada atleta a fim de criar perfis pessoais.
"Podemos avaliar como melhorar as habilidades [de um jogador] e também analisar a influência de outros fatores, tais como o cansaço", disse.
Para Farrow, essa tecnologia deveria ser desenvolvida de modo a constar de um traje para o corpo todo. E, de fato, Helmer gostaria de utilizá-la em um shorts de corrida.
Os pesquisadores testaram a manga em seis jogadoras de netball e também trabalham com alguns atletas do AIS.
Helmer disse ser provável que a tecnologia venha a ser vendida comercialmente.


Tradução de RODRIGO CAMPOS CASTRO


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