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Manga ajuda a acertar arremesso
DA "TECHNOLOGY REVIEW"
Um longo bracelete de alta
tecnologia vem ajudando atletas a encontrarem seu ritmo
ideal nas quadras de basquete
ao tocar um som característico
quando os jogadores realizam o
movimento correto de braço.
A manga interativa de arremesso estende-se da base dos
dedos até a parte superior do
cotovelo e molda-se ao braço
como uma compressa. O dispositivo possui dois sensores, um
no pulso e outro no cotovelo,
conectados por meio de finas
fibras condutivas.
Quando o jogador realiza um
arremesso, a manga calcula a
posição, a velocidade e a aceleração do braço. A informação é
transmitida para um laptop de
forma que o atleta pode ser monitorado em tempo real.
Pesquisadores da Organização de Pesquisa Científica e Industrial da Commonwealth
(CSIRO), em Clayton (Austrália), desenvolveram o mecanismo para ser usado nos treinamentos, melhorando o desempenho dos jogadores.
"Arremessar consiste em
uma habilidade baseada no ritmo", afirmou Richard Helmer,
engenheiro de pesquisa da CSIRO e principal projetista da
manga de alta tecnologia.
Quando um atleta arremessa
uma bola, costuma trazer o braço para trás antes de lançá-lo
para frente, disse Helmer.
O padrão exato do movimento que resulta em um arremesso perfeito pode variar entre os
jogadores. O pesquisadores
têm primeiro de descobrir qual
o padrão correto do movimento de um atleta e então atribuir
sons aos diferentes ângulos das
juntas do braço.
Programado corretamente, o
bracelete acompanhará o movimento feito pelo jogador e tocará os sons correspondentes,
afirmou Damian Farrow, do
Instituto Australiano de Esportes (AIS). Farrow trabalha com
os pesquisadores da CSIRO testando o dispositivo em jogadoras da elite do netball (o netball
é um esporte australiano semelhante ao basquete, mas praticado apenas por mulheres).
Quanto mais usa o dispositivo, mais a jogadora começará a
reconhecer os sons associados
a um arremesso correto.
A manga é feita de um material elástico e se parece com
uma grande luva sem os dedos.
Os dois pequenos sensores foram feitos pela CSIRO especialmente para o dispositivo e
ficam no pulso e no cotovelo
do atleta. Os sensores conectam-se através de finas fibras
condutivas que se expandem e
se contraem à medida que o
braço flexiona-se ou estende-se, o que faz com que se altere a
resistência elétrica da fibra.
Os sensores captam as mudanças na resistência e transmitem essa informação para
um computador responsável
por calcular a distância entre
as juntas e a movimentação do
braço. Gráficos e tabelas do
movimento podem ser exibidos em 20 milissegundos.
Helmer sincronizou a informação auditiva com os movimentos do braço e do pulso no
arremesso de forma que, quando um atleta realiza os ângulos
corretos das juntas, o sistema
toca um determinado som.
Segundo Farrow, os pesquisadores agora registram os dados relativos aos movimentos
de cada atleta a fim de criar
perfis pessoais.
"Podemos avaliar como melhorar as habilidades [de um
jogador] e também analisar a
influência de outros fatores,
tais como o cansaço", disse.
Para Farrow, essa tecnologia
deveria ser desenvolvida de
modo a constar de um traje para o corpo todo. E, de fato, Helmer gostaria de utilizá-la em
um shorts de corrida.
Os pesquisadores testaram a
manga em seis jogadoras de
netball e também trabalham
com alguns atletas do AIS.
Helmer disse ser provável que
a tecnologia venha a ser vendida comercialmente.
Tradução de RODRIGO CAMPOS CASTRO
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