São Paulo, quarta-feira, 14 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Armazenamento é problema no Positivo Mobo, que tem 2 Gbytes

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

É impossível não se lembrar do Eee PC ao ver o Mobo, opção da Positivo (positivoinformatica.com.br) para a categoria popularizada pelo subnotebook da Asus. Como o concorrente, ele atrai pelo tamanho (próximo ao de uma agenda) e pelo peso (1,1 kg).
O Mobo tem tela de sete polegadas (como a do Eee PC), processador Via C-7M (mesma marca que equipa o HP 2133 Mini-Note PC) de 1 GHz, 512 Mbytes de memória (como no Eee PC), 2 Gbytes de armazenamento SSD (o Eee PC tem 4 Gbytes), webcam de 1,3 Mpixel (resolução superior às das câmeras do Eee PC e do 2133), modem, placa para rede com e sem fio, leitor de cartões SD/ MMC/MS e duas portas USB.

Portabilidade
Tais características fazem dele uma boa opção para quem busca muita portabilidade para realizar trabalhos básicos. O processador e a memória servem bem a tarefas como editar textos e planilhas, navegar na internet, ouvir música e assistir a vídeos de baixa resolução.
A maior limitação é o baixo espaço de armazenamento. Com a configuração de fábrica -que inclui Windows XP Home Edition, pacote de escritório BrOffice.org e Adobe Reader instalados-, o espaço livre é de 868 Mbytes.
Isso com a compactação de disco ativada e sem o recurso de restauração do sistema -do contrário, o espaço restante seria ainda menor.
Após instalar o Service Pack 3 e outras atualizações, sobraram apenas 100 Mbytes.
O ideal, portanto, é utilizar o SSD de 2 Gbytes apenas para o sistema operacional e um antivírus. Salve documentos e execute outros programas a partir de suportes como disco externo, pendrives e cartões de memória. Outra alternativa é abusar de drives virtuais e aplicativos on-line.

Vídeo
O driver de vídeo permite cinco resoluções: 640x240, 640x480, 800x480, 800x600 e 1.024x768. A melhor qualidade de imagem é atingida com 800x480, a resolução nativa do monitor. As outras distorcem muito a imagem, até porque não correspondem ao formato da tela (5x3). Por outro lado, o Windows fica bem mais fácil de usar em 800x600 e 1.024x768.
A construção é sólida, e o visual é simples, com acabamento black piano. A bateria atinge sem problemas as quatro horas de autonomia previstas.
A configuração do teclado pode incomodar -o comando do ponto de interrogação, por exemplo, é AltGr+W ou Ctrl+Alt+W. O touchpad é muito pequeno e limita bastante os movimentos do mouse.
Com configuração semelhante, a Positivo apresentou também o Mobo Kids, que tem processador Intel Celeron M ULV de 900 MHz e é baseado na plataforma Classmate PC, da Intel. Destinado a crianças, conta com design diferente e mais resistente.
Os dois modelos têm preço sugerido razoável: R$ 999. (EK)


Texto Anterior: Sistema mostra zonas de pesca, naufrágios e mais cenas do mar
Próximo Texto: Consumo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.