São Paulo, quarta-feira, 14 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consumo

QUANDO A IMAGINAÇÃO COMANDA Produtos são inspirados em personagens, em eventos e em artistas

O tema é...

MARIANA BARROS
DA REPORTAGEM LOCAL

Talvez o produto nem seja tão eficiente assim, mas aquele logotipo do seu personagem ou banda favorita impresso na capa o torna ir-re-sis-tí-vel.
Sabendo disso, os fabricantes usam e abusam de novidades temáticas para encantar seus consumidores e -convenhamos- dar um charme a equipamentos normalmente bastante sem-graça.
Os super-heróis voam na frente como um dos temas favoritos para seduzir os marmanjos chegados em tecnologia. Embalados pelas produções cinematográficas "X-Men - O Confronto Final" e "Superman - O Retorno" (este com estréia no Brasil prevista para 14 de julho), os fabricantes Dell e Alienware, respectivamente, lançaram computadores estampados pelos logotipos dos heróis mutantes e do homem de aço. Além de um notebook temático, o Super-Homem também ganhou um micro de mesa, ilustrado com cenas dos quadrinhos do herói.

Futebol e rock and roll
A Copa do Mundo também mostra que é terreno fértil na hora de caracterizar produtos. As cores e símbolos das seleções participantes estampam de mouses e pen drives USB a aparelhos excêntricos, como o controle remoto da Philips que é também abridor de garrafas.
Dentro do tema show business, a parada de sucesso é liderada pelo iPod do U2, que acaba de ganhar uma edição especial de 30 Gbytes. O segundo tocador lançado pela Apple com motivos da banda irlandesa -Bono, Larry Mullen, Adam Clayton e The Edge têm seus autógrafos impressos no verso- aterriza no Brasil no final deste mês. No final do ano passado, blogs noticiaram o lançamento de um modelo Nano do tocador inspirado na Madonna, mas, até agora, nada foi confirmado pela Apple.

Escuderias
Montadoras de automóveis também emprestam seu prestígio às máquinas sem rodas. Depois dos notebooks da Ferrari, lançados pela Acer (www.acer.com), a Asus (www.asus.com) deu a seu micro portátil a aparência do Lamborghini. O Acer Ferrari 3200, lançado em 2004, foi repaginado no ano passado, no modelo 4000, que tem chip AMD Turion 64 de 1,8 GHz. Já o Lamborghini, apresentado em janeiro deste ano, vem com chip Intel Core Duo.

Hello Kitty
Mesmo em meio a tantos temas masculinos, as meninas também têm vez. Barbie, Hello Kitty e personagens da Disney, como Mickey e Ursinho Pooh, estampam telefones celulares, tocadores de música, drives USB e capas protetoras.
A Hello Kitty, que tem até uma torradeira que deixa a marca da personagem no pão, ganhou, há alguns anos, um notebook cor-de-rosa e cheio de plumas, lançado pela Fujitsu, no Japão. A Sanrio (www.sanrio.com) oferece vários produtos inspirados na gata.


Texto Anterior: Sites trazem novas utilidades aos usuários da internet
Próximo Texto: Superman Returns Edition Notebook
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.