São Paulo, quarta-feira, 14 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEGURANÇA

Mozilla também apresenta vulnerabilidade

Estudante revela terceira nova falha no navegador da Microsoft

DA REDAÇÃO

Não foi só o Internet Explorer -programa para navegação na internet da Microsoft- que teve uma semana ruim. O Mozilla, navegador que especialistas recomendam como opção mais segura, também teve uma brecha de segurança confirmada.
No caso do Internet Explorer, a falha, que permite a instalação de códigos maliciosos em micros, foi descoberta pelo estudante holandês Jelmer Kuperus.
A falha, segundo Kuperus, não é desconhecida, mas foi considerada de menor importância.
O problema é que, se usada em conjunto com outras brechas, possibilitava a invasão.
A Microsoft admitiu a existência da vulnerabilidade e prometeu lançar as correções e as atualizações que oferecerão proteção adicional ao usuário.
É terceira vulnerabilidade descoberta pelo estudante num período de um mês. As duas primeiras eram utilizadas por um site russo que, ao ser acessado por internautas, baixava e instalava automaticamente o código malicioso download.ject, que possibilitava o roubo de informações contidas nos micros infectados.
O vírus infectou diversos servidores no final de junho.
Para realizar atualizações de segurança no Internet Explorer, acesse o endereço windowsupdate.microsoft.com.
Desde a semana retrasada, o Cert, grupo que monitora ameaças digitais, passou a recomendar que os internautas substituam o Internet Explorer por outros navegadores, como o Opera (3,5 Mbytes; www.opera.com), o Mozilla, ou o Firefox (12 Mbytes e 4,7 Mbytes, ambos no endereço www.mozilla.org).
O problema é que, na última sexta-feira, os programadores da Mozilla Foundation confirmaram a existência de uma vulnerabilidade nas versões mais recentes do Mozilla e do Firefox.
Apenas usuários de Windows XP podem ser afetados pela falha, que permite a execução de programas invasores nos micros infectados. A falha não atinge proprietários de Macintosh e usuários de Linux. A correção já está disponível no site do Mozilla.


Texto Anterior: Páginas aliam música a arte e textos
Próximo Texto: Panorâmica - Código aberto: Linux será usado em produtos eletrônicos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.