São Paulo, quarta-feira, 14 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANIMAÇÃO

Download é de graça

Soft facilita criação de animações em 3D

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Para modelar e animar objetos em 3D, não é preciso gastar dinheiro com programas profissionais que exigem computadores superpotentes. Pelo menos para quem optar pelo 3D Canvas 6.5 (5,7 Mbytes em www.amabilis.com/downloads.htm).
O programa é gratuito, oferece simplicidade para iniciantes e não ocupa muito espaço em disco. São apenas 16,5 Mbytes. A ferramenta profissional para criação em 3D Studio Max 6, por exemplo, ocupa 647 Mbytes.
No 3D Canvas, objetos básicos como triângulos, esferas e cubos podem ser adicionados com um simples movimento de arrastar e soltar do mouse. Animar os objetos também é simples. Antes, porém, é necessário habilitar a barra Animate. Para tanto, o usuário deve clicar no menu View e depois em Animation Toolbar.
Desenhados seguindo um padrão semelhante ao encontrado em aparelhos de som, os controles são facilmente identificáveis.
Após definir como será a animação, só é preciso clicar no ícone da câmera de TV, que fica na borda inferior do programa para exportar seus gráficos no formato de vídeo AVI.
Quem deseja salvar imagens a partir de um modelo em 3D, precisa apenas clicar no ícone de câmera fotográfica no canto superior direito da tela e escolher a resolução do arquivo, que pode chegar a 1.600x1.200 pontos.
O ponto negativo fica para as diversas janelas exibindo dicas, que abrem toda vez que uma nova ferramenta é selecionada. Esse recurso, no entanto, pode ser desabilitado pelo usuário.
Para utilizar o 3D Canvas é necessário ter o DirectX instalado na máquina. Ele pode ser obtido no endereço www.microsoft.com/windows/directx.
(JULIANO BARRETO)


Texto Anterior: Assunto pessoal: Usuário cantor está na mira de celulares
Próximo Texto: Facilidades
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.