São Paulo, quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Navegador Torpark protege privacidade

DA REPORTAGEM LOCAL

Em defesa da privacidade, o grupo Hacktivismo -que se denomina um coletivo internacional de hackers, profissionais de direitos humanos, advogados e artistas- criou o Torpark, um browser que não deixa rastros da navegação feita pelo usuário.
O navegador atua como se o usuário estivesse em locais diferentes da internet, usando vários pontos de saída de tráfego (endereço de IP).
Ele faz isso criando conexões criptografadas (dados originais transformados em forma "ilegível" por meio de uma chave secreta) com pontos de saída (exit nodes) da rede TOR, que é mantida pela EFF (Electronic Frontier Foundation), entidade que defende a liberdade no mundo digital.
O navegador está disponível para download no endereço www.xerobank.com/xB_browser.html.
Sites como o Reputation Defender (www.reputationdefender.com) prometem varrer a internet atrás de conteúdos que possam ser prejudiciais ao usuário.
A equipe do site procura dados do cliente em redes sociais, sites profissionais, blogs, Flickr, YouTube, entre outros, e, em seguida, destrói o que ele considerar inapropriado. (DA)


Texto Anterior: Reportagem de capa: Bom senso é a principal dica de proteção
Próximo Texto: Aprenda a não deixar rastros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.