São Paulo, quarta-feira, 15 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

tec-tec-tec

Procon-SP pedirá reparação coletiva por pane no Speedy

DA REDAÇÃO

O Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor; www.procon.sp.gov.br) deverá entrar com um pedido de ação indenizatória coletiva junto à Telefônica, após as constantes instabilidades apresentadas pelo serviço na semana passada.
A ação solicitará o ressarcimento aos consumidores que ficaram sem acesso em banda larga por conta de problemas no serviço Speedy, de acordo com o IDG Now!.
Após evitar confirmar a pane em seu serviço, a Telefônica atribuiu os problemas a "ações externas e deliberadas", ou ataques virtuais. Na última quarta-feira, a empresa afirmou ter resolvido os problemas. Mas, segundo relatos de usuários e provedores de acesso à internet, a pane continuou.
A Telefônica liderou pelo terceiro ano consecutivo o ranking de reclamações fundamentadas pelo Procon em 2008 em SP.

Frase

"Não podemos mais ficar parados assistindo a outros roubarem nosso conteúdo sob teorias legais equivocadas. Estamos muito bravos e não vamos mais aguentar isso"
DEAN SINGLETON
presidente do conselho da agência de notícias Associated Press, ao anunciar que planeja mover uma ação agressiva contra sites que usam seu conteúdo de forma inapropriada; a AP planeja desenvolver um sistema para rastrear conteúdo on-line e garantir seu uso legal

POPULAR
O Windows está presente em mais de 90% dos netbooks vendidos em dezembro, janeiro e fevereiro, de acordo com o NPD Group, que realiza pesquisas sobre o mercado. A tendência é completamente oposta ao ano de 2008, quando o Linux era o sistema dominante nos computadores ultraportáteis.

ACESSO
Brasileiros pobres têm uma das menores taxas de acesso à internet da América Latina e do Caribe, de acordo com informações da Cepal (Comissão Econômica para América Latina e do Caribe), vinculada à ONU (Organização das Nações Unidas). Entre as casas mais ricas, o uso da internet no país é de 52%, enquanto entre as mais pobres é de 1,7%.


ANTOLOGIA
O BeatlesTube (www.beatlestube.net) tenta organizar todos os vídeos da banda inglesa que existem na internet, de videoclipes a filmes como "Help". O site conta, também, com as letras das músicas do quarteto.

CARA NOVA
O FriendFeed começou a testar uma nova versão de seu serviço de lifestreaming. Veja em beta.friendfeed.com/about/betatour.


MILHÕES
A rede social Facebook (www.facebook.com) chegou a 200 milhões de usuários. Para comemorar, Mark Zuckerberg postou um vídeo comemorativo convidando os usuários para que "contem suas experiências de como o site permitiu entrar em contato com velhos amigos, colegas e parentes distantes".

Brasileiro é contratado para fazer design do Twitter

DANIELA ARRAIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Tem brasileiro trabalhando no Twitter, um dos sites que mais crescem em popularidade na internet -o tráfego aumentou 700% em relação ao último ano, segundo pesquisa da comScore.
Depois de fazer um mashup com o programa de microblog, o FoodFeed (www.foodfeed.us), Vitor Lourenço, 21, despertou o olhar atento de Evan Williams, um dos criadores da ferramenta.
"O que chamou a atenção de Evan foi que, apesar de ser um designer, também tenho conhecimentos de programação e domínio holístico de como funciona uma aplicação web", disse em entrevista à Folha.
Após trocar mensagens, a dupla fechou um contrato de trabalho remoto. Lourenço deixou o trabalho que fazia na Globo.com e se envolveu completamente no projeto de redesign do Twitter. "Foi uma experiência muito rica: todo o time possui uma estrutura enxuta que lhe permite colaborar diretamente sem precisar estar presente fisicamente."
Nas últimas semanas, Lourenço viajou para San Francisco para acompanhar a fase final do projeto. "Fui o único designer envolvido. Fiz os últimos ajustes e acompanhei um pouco do trabalho árduo dos engenheiros para tornar tudo funcional", disse.
Lourenço se mudou para San Francisco na semana passada, cheio de expectativas. "O escritório do Twitter fica localizado em um grande loft. O ambiente é bem descontraído e temos aproximadamente 30 funcionários. Minha expectativa é conhecer diversos profissionais no Vale do Silício e poder aproveitar todos os recursos e investimentos que esta região oferece para quem trabalha com internet e possui empreendedorismo no sangue."

INTERNET

Novo HTML melhora performance

ERICA NAONE
DA "TECH REVIEW"

Nós percorremos um longo caminho desde que as páginas simples deram forma à web em seus anos iniciais. Conforme o acesso à internet tem se expandido e a velocidade de conexão aumentado, desenvolvedores e programadores vêm descobrindo formas de construir aplicativos sofisticados e interativos que operam por meio do navegador.
São processadores de texto baseados na web, softwares para edição de imagem, ferramentas para gerenciamento orçamentário e muito mais. A próxima geração HTML (HyperText Markup Language), formato usado no desenvolvimento da maior parte do conteúdo da web, promete fazer os aplicativos funcionarem ainda melhor. Alguns dispositivos para esse novo padrão -HTML 5- já estão sendo instalados em navegadores populares, oferecendo uma ideia sobre como poderá vir a funcionar a web adaptada a rodar programas.

Limites atuais
Nas circunstâncias atuais, os aplicativos de web veem-se prejudicados pelo código usado em seu desenvolvimento, já que nunca foram criados com a finalidade de rodar programas dotados de vários recursos e feitos para desktop.
Para piorar a situação, cada navegador reage de maneira diferente aos padrões de web existentes, o que obriga os desenvolvedores a se esforçarem para garantir que seu aplicativo seja compatível com os dos diferentes navegadores. "Nós começamos a ver uma migração de tarefas, tarefas que cada vez mais estão sendo feitas na web", disse Christopher Blizzard, propagandista de sistemas de código aberto da Fundação Mozilla.

Remodelação
Mas, graças ao HTML 5, os navegadores estão sofrendo um processo de remodelação a fim de eliminar muitos desses problemas. Michael Smith, membro do grupo de trabalho do Consórcio HTML da World Wide Web, disse que a parte mais importante do esforço tem sido criar especificações a fim de garantir que navegadores diferentes realizem mais tarefas da mesma forma.
Com o propósito de ajudar os navegadores a suportarem aplicativos de web pesados, o HTML 5 possui um dispositivo chamado "worker threads" (linhas de trabalho), que permite ao navegador realizar processamentos mais pesados fazendo o JavaScript rodar em um segundo plano, enquanto o usuário segue interagindo de maneira habitual com o aplicativo.

Áudio e vídeo
O HTML 5 levará também novos recursos de vídeo e áudio às páginas da web. Um dispositivo chamado Canvas permite aos desenvolvedores criarem gráficos HTML que equivalem aos que construiriam usando o software Flash da Adobe. O novo padrão também procura fazer os aplicativos da web funcionarem off-line.
O Google Gears e o Adobe AIR já permitem a um aplicativo com base na web acessar dados armazenados em um local e realizar tarefas de processamento no computador de um usuário, mas o HTML 5 espera tornar ainda mais fácil para um navegador fazer uso de recursos off-line. Todos os principais navegadores começaram a adotar partes do HTML 5. Porém cada navegador tem seguido uma metodologia ligeiramente distinta das demais.
Para os dispositivos descritos no HTML 5 tornarem-se formatos oficiais da web, eles precisam ser incorporados a dois navegadores diferentes. Por serem desenvolvidos sobre a mesma estrutura, o Safari e o Chrome, nesse quesito, contam como se fossem um mesmo navegador. Uma página da web que usa o dispositivo terá, então, de funcionar com a mesma qualidade em ambos os navegadores.


Tradução de FABIANO FLEURY DE SOUZA CAMPOS

SOM E VOZ: PORTAL REÚNE PROGRAMAS DE RÁDIO FEITOS POR POVOS INDÍGENAS

O portal Programa de Índio (www.programadeindio.org) reúne cerca de 200 programas de rádio criados por povos indígenas brasileiros entre 1985 e 1990. O programa, veiculado na Rádio USP FM, "abriu um espaço importante de comunicação entre as aldeias indígenas e o público urbano, de forma direta e original", diz o site. As primeiras experiências, conduzidas por Ailton Krenak e Álvaro Tukano, duravam 30 minutos, nos quais temas como rituais e cotidiano eram abordados. O site é feito pela produtora Ikore, em parceria com o Núcleo de Cultura Indígena.

SITE

Transforme seus desenhos em estampas

DA REPORTAGEM LOCAL

O serviço Spoonflower (www.spoonflower.com) permite que você imprima seus desenhos em tecidos. As estampas podem ser usadas em roupas, bolsas, brinquedos, entre diversos produtos, diz a apresentação do site.
Para enviar seu desenho, faça um cadastro e envie o arquivo nos formatos JPG, TIF ou PNG. Depois, escolha se você quer centralizar ou repetir o desenho, por exemplo. Não é preciso solicitar metragem mínima de tecido.
O site permite que você crie um perfil público para que outras pessoas apreciem as estampas.


Texto Anterior: Guia do antivírus
Próximo Texto: Eventos on-line
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.