São Paulo, quarta-feira, 15 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Criminosos tentam roubar dado bancário

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os programas utilizados para roubar dados de identificação bancária são a principal ameaça da internet brasileira, segundo relatório global da Microsoft divulgado na semana passada.
De acordo com o estudo, referente ao segundo semestre de 2008, 43% das computadores do Brasil que estão com algum tipo de infecção estão contaminados com algum malware (software criminoso) relacionado a crimes bancários.
O relatório diz que as ameaças investem cada vez mais em falhas em aplicativos em detrimento dos ataques ao sistema operacional.
Por isso, é muito importante manter programas como o navegador, o Flash Player e o pacote de escritório sempre atualizados. Muitos vírus usam falhas conhecidas e já corrigidas nesses programas -o usuário desatualizado torna-se vulnerável a algo que já tem solução.

Bancos
Outra forma de tentar roubar dados de pessoas distraídas são as páginas falsas de bancos e de lojas virtuais.
De acordo com o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br), no primeiro trimestre deste ano houve um aumento de 19% de notificações nos casos de páginas falsas de bancos e comércio eletrônico. Para se precaver, além de usar sistema antiphishing, o usuário deve checar se está na página correta. Prefira digitar o endereço a clicar em um link.
Muitos dos links maliciosos chegam por e-mail. Por isso, lembre-se de que bancos e órgãos do governo nunca pedem informações confidenciais por esse meio.


Texto Anterior: Indesejados: 97,3% do correio eletrônico é spam
Próximo Texto: Browsers alertam para perigos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.