São Paulo, quarta-feira, 15 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com sistema ultrapassado, Windows lidera também entre os notebooks

DA REPORTAGEM LOCAL

Ao romper o paradigma da indústria de oferecer computadores cada vez mais poderosos, a recente ascenção dos netbooks pegou a Microsoft de surpresa. O sistema mais recente da empresa, o Vista, é exigente demais para o hardware modesto desses laptops ultraportáteis de baixo custo.
A solução encontrada pela Microsoft para concorrer nesse mercado com o Linux e seu custo zero foi licenciar aos fabricantes, a preços mais baixos, o antigo Windows XP, lançado em 2001. Um dos trunfos do novo sistema da empresa, o Windows 7, com lançamento previsto para 22 de outubro, é rodar com tranquilidade nessas maquininhas.
A Microsoft havia anunciado que a Starter, versão mais barata do Windows 7 destinada a netbooks, teria limitações como a de permitir o uso de apenas três programas ao mesmo tempo -restrição abandonada diante da repercussão negativa.
Na seara de sistemas para netbooks, a Microsoft enfrenta, além do recém-anunciado Chrome OS, do Google, o Moblin, da Intel, e o Ubuntu Netbook Remix, da Canonical.
Até agora, porém, a Microsoft tem obtido uma liderança bastante sólida nessa área. Segundo a consultoria NPD, o Windows está atualmente em 96% dos netbooks.
Mas, devido às parcas margens de lucro providas por esses laptops ultraportáteis, a Microsoft atribuiu a eles parte da culpa por sua primeira queda de faturamento em 23 anos, no primeiro trimestre do ano. (RC)


Texto Anterior: Veja lista de fracassos da empresa
Próximo Texto: Bateria duradoura é o maior destaque do novo MacBook Pro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.