São Paulo, quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa conversor não-oficial habilita iPod a reproduzir vídeos com legenda

DA REPORTAGEM LOCAL

Encher o iPod de músicas é fácil. O tocador da Apple, o mais popular em todo o mundo, funciona em parceria com o programa gerenciador de conteúdos, o iTunes.
O software pode ser baixado gratuitamente no site da fabricante (www.apple.com.br) e organiza vídeos, programas de TV, podcasts, estações de rádio e, é claro, músicas.
Mas como assistir no tocador aos vídeos baixados no computador, especialmente os que têm legendas?
Quem explica como fazer isso é Fábio Ribeiro, engenheiro de sistemas da Apple que falou à Folha por e-mail.

iTunes
Ribeiro diz que o programa iTunes reproduz qualquer vídeo que o QuickTime (software tocador de vídeos da Apple) reproduz.
De acordo com ele, o iTunes é suficiente para transferir para o portátil boa parte dos arquivos baixados da internet, que já são comprimidos com suporte para iPod ou Apple TV, como podcasts ou videocasts.
No entanto, é necessário que os filmes estejam de acordo com as especificações exigidas para cada um dos aparelhos.
Acesse www.apple.com/appletv/specs.html, para conhecer as restrições do Apple TV, e www.apple.com/ipod/specs.html, para saber o que pode ser reproduzido no iPod -em todos os casos, o vídeo deve ser enviado ao iTunes para então chegar à memória do tocador portátil.

Conversão
Tanto no Apple TV quanto no iPod são usados dois padrões de vídeo aberto de alta qualidade: H.264 e MPEG-4.
Arquivos fora desses formatos devem ser convertidos para que possam ser reproduzidos. Segundo Ribeiro, "terceiros possuem soluções para fazer a compressão no formato do iPod e do Apple TV. Algumas dessas soluções permitem selecionar que legenda você deseja. Como não possuímos solução para fazer isso, não podemos falar a respeito".
Ele afirma que é importante que o usuário esteja atento aos direitos autorais do vídeo, para não violá-los.
O engenheiro, no entanto, dá a dica de uma aplicação para comprimir vídeos para o iPod (www.mp4converter.net/ipod-video-converter-mac.html, para Mac OS, e www.mp4converter.net/ipod-video -converter-win.html, para Windows).
Há versões para o Apple TV em www.mp4converter. net/appletv-video-conver ter- mac.html, para Mac OS, e www.mp4converter.net/ appletv-video-converter-win.html, para Windows. É bom ressaltar que essas não são as únicas opções de programa; vale a pena pesquisar outras.

Alta resolução
Quanto às fotos, normalmente exibidas em miniaturas e como prévias, Fábio Ribeiro explica que é possível passar para o tocador fotos em alta resolução.
Para isso, selecione o iPod no iTunes e clique em Photos. Marque a opção Include full resolution photo. "Isso permitirá que a foto com resolução máxima seja copiada para o iPod na pasta Photos/Full resolution, na raiz do iPod", conta o engenheiro. Ribeiro salienta ainda que também é necessário habilitar a opção Enable disk use, na aba Summary, do iTunes.

Cinema
Quem tem uma versão do iPod capaz de reproduzir vídeos (modelos de 30 Gbytes, de 60 Gbytes e de 90 Gbytes) pode abastecê-lo gratuitamente com trailers de filmes no site www.apple.com/trailers. A cada semana, novas produções entram no cardápio on-line, apresentado em inglês. Há ainda diferentes opções de definição para os clipes disponíveis. (MB)


Texto Anterior: Diálogo: Nokia adota mecanismo de proteção a direitos autorais da Microsoft
Próximo Texto: Compare serviços de operadoras na capital paulista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.