São Paulo, quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banda larga móvel migra para a tecnologia de conexão HSPA

DA REPORTAGEM LOCAL

A penetração da banda larga móvel vem crescendo a cada ano e as diferentes tecnologias de conexão começam a brigar pela hegemonia desse mercado. No ringue, duas principais rivais se enfrentam, a WiMax e a HSPA (High Speed Packet Acess).
Essa é uma das conclusões do estudo "Surfing into the future: móbile broadband technologies", conduzido pela empresa de pesquisas Juniper Research com previsões para o período de 2007 a 2012.
De acordo com o documento, a HSPA vem levando a melhor: conta com 117 operadoras de serviços comerciais espalhadas por 59 países. Há ainda 81 compromissos de adoção, 80 projetos de redes do gênero e cinco em fase de teste.
A WiMax se mostra mais incipiente, com 250 redes móveis sendo testadas pelo mundo afora e apenas duas em estágio comercial. Mas o jogo ainda pode virar em favor da WiMax, que deverá ter mais 18 redes implantadas neste ano e outras 12 em um futuro próximo.
Em 2012, a previsão é que 70% dos mais de 1,2 bilhão de usuários de banda larga móvel em todo o mundo utilizem redes HSPA. A tecnologia de conexão, que é indicada tanto para download quanto para upload, proporciona picos de velocidade de 14,4 Mbits por segundo -a taxa normal é de 1,5 Megabit por segundo. (MB)


Texto Anterior: Compare serviços de operadoras na capital paulista
Próximo Texto: Multimídia: Sites viram canais de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.