São Paulo, quarta-feira, 15 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONVERGÊNCIA

Fabricantes ainda não divulgaram preços

Celulares tudo-em-um oferecem mais espaço e maior agilidade

FERNANDO BADÔ
DA REPORTAGEM LOCAL

O mercado de tecnologia segue em passos firmes na trilha dos aparelhos tudo-em-um, que reúnem, por exemplo, funções de organizador pessoal, celular, câmera e filmadora digital. Na semana passada, Samsung e Nokia apresentaram celulares que convergem com outras tecnologias, como toca-MP3, micro de mão e câmera digital, dando ao consumidor a opção de possuir apenas um aparelho.
Lançado nos EUA, o Communicator 9300 (www.nokia.com/nokia/0,,60764,00.html) é uma versão mais compacta do aparelho tudo-em-um Communicator 9500, que, devido ao tamanho e ao peso (14,8x5,7x2,4 cm e 222 g), ficou conhecido como "tijolo".
Esse empecilho foi amenizado: o novo celular, que faz ligações e oferece funções de micro de mão, mede 13,2x5,1x2,1 cm e pesa 167 g. O problema é que, para viabilizar essa redução, a Nokia retirou os chips de câmera fotográfica e da rede de comunicação sem fio.
Fotos de alta resolução e uma lista de músicas ocupam um espaço considerável em um disco rígido. Há celulares com câmera digital e toca-MP3 que oferecem 100 Mbytes, suficientes para cem fotos com boa qualidade ou cem minutos de música.
O SPH-V5400 (www.samsung.com), apresentado na feira ITU Telecom Asia 2004, na Coréia do Sul, é equipado com um pequeno disco rígido -mede 2,5 centímetros- com capacidade para 1,5 Gbyte de dados, suficiente para aproximadamente 900 fotos de alta qualidade (resolução de 3 Mpixels) ou 1.500 minutos de música.
O lançamento tem câmera digital de 1 Mpixel, filmadora para pequenos clipes, toca-MP3, microfone, dois alto-falantes e visor colorido de 2,2 polegadas. Estréia no mercado coreano no fim deste mês, mas a Samsung não divulgou preço nem cronograma de vendas em outros países, incluindo os EUA.


Texto Anterior: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Como apagar histórico insistente
Próximo Texto: Música: Softs simulam mesas de DJs profissionais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.