São Paulo, quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

interação

Programa transforma
a internet em 3D

FERRAMENTA VIRTUAL >> Com ExitReality, usuário visualiza páginas em três dimensões; programa permite criar avatares

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Após conquistar espaço entre os videogames, filmes e desenhos, o 3D quer mudar a forma como vemos a rede.
Um dos primeiros programas do gênero foi o Cosmo Player, criado em 1998.
Um dos mais recentes e que oferece algumas ferramentas com que nenhum predecessor contava é o ExitReality.
A principal novidade do programa é que ele visualiza qualquer página da internet em um ambiente 3D. É só entrar em exitreality.com, baixar o plug-in gratuito e digitar um endereço de página.
O programa usa um sistema similar ao do Second Life, em que o usuário tem um avatar e pode andar por todo o site.
Ao entrar no MySpace, por exemplo, você tem o seu apartamento, que é uma versão da sua página inicial. Você pode adicionar móveis e objetos, colar sua foto e as de amigos na parede e arrastar vídeos e músicas de outros sites para o seu.
Em teoria, o programa pode realmente fazer com que toda a internet se torne 3D. Na prática, o ExitReality, em sua versão beta (de testes), possui várias limitações. A mais grave é que os links de uma página 3D abrem no tradicional formato 2D.
Assim, se você transformar a página inicial do Orkut em 3D, quando você fizer o login a sua página irá aparecer em outra janela em 2D. A mobilidade do avatar, feita pelo teclado ou mouse, é ruim -em alguns casos, demora-se muito tempo para executar uma ação simples como abrir um link.
Quando o programa foi testado pela Folha, não foi possível criar realmente um ambiente personalizado, como colar fotos preferidas na parede virtual do MySpace e arrastar itens de outros sites.
Outro aspecto que precisa ser melhorado é o da leitura de textos, que aparecem em um retângulo 3D no meio da tela. A fonte é pequena demais.
Apesar do problemas, a idéia é interessante. Confira por você mesmo, com Internet Explorar, Firefox e Chrome. O site não é compatível com Mac. (JOÃO LOBATO)


Texto Anterior: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Soft reúne 20 ferramentas de mídia
Próximo Texto: Conheça usos do sistema fora da rede
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.