São Paulo, quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Sony e Microsoft mostram suas armas

MOMENTO SAMURAI >> Com a ausência da Nintendo, PS3 e Xbox 360 protagonizam um duelo à parte na Tokyo Game Show

DO ENVIADO ESPECIAL A CHIBA

Sem a concorrência direta da Nintendo, que não participa da Tokyo Game Show por causa de dissidências com a organização, Sony e Microsoft protagonizaram o evento, em um duelo particular entre PlayStation 3 e Xbox 360, que lutam para se firmar no Japão.
O esforço da Microsoft começou com o anúncio de Tekken 6. O jogo de luta chega ao Xbox 360 em 2009. E ganhou vigor com o anúncio da primeira expansão para Halo 3. A Recon apresenta um novo personagem, uma campanha para um jogador inédita e não exige a versão original para funcionar. O lançamento será no final do ano que vem.
Star Ocean: The Last Hope, que sai só para Xbox 360, foi um dos mais procurados no estande da Microsoft. O RPG da Square Enix dá continuidade à série que nasceu em 1996 e mistura elementos futuristas com clima medieval.
Em novembro, época de grande movimento na Live, será lançado o sistema de avatares da rede on-line do console, o que deve renovar o fôlego do serviço, acrescentando novas possibilidades de interação com os games.

Pequeno gigante
A Sony concentrou seus esforços em mostrar aos japoneses LittleBigPlanet, que pode ser considerado o título mais interessante do PlayStation 3 para 2008. Os bonecos de pano, mascotes do jogo, transformam o console em um verdadeiro playground, colocando até quatro pessoas para colaborarem entre si com o objetivo de chegar ao final da fase.
Os bonecos, intitulados "sack boys", expressam emoções durante a aventura, e correm por toda a tela na tentativa de superar obstáculos diversos. Qualquer objeto do game pode ser personalizado pelo jogador, que também terá a oportunidade de criar suas próprias fases.
Foram montadas também diversas cabines com Gran Turismo 5 Prologue, simulador de automobilismo já disponível no mercado. Era uma ótima pedida para os visitantes relaxarem entre uma fila e outra.
Para afagar os nipônicos, a Sony mostrou White Knight Story, que conta a história de um herói que se transforma em um enorme cavaleiro para resgatar uma princesa.
Se falta originalidade no que diz respeito à missão, ao menos o game promete monstros e desafios enormes durante a jornada, que só começará no ano que vem.

Aqui e lá
Algumas produtoras terceirizadas preferem explorar o potencial de ambos os consoles para lucrar. Uma delas é a Capcom, que trouxe ao show dois prováveis futuros best-sellers dos videogames: Street Fighter IV e Resident Evil 5.
Quem passou pelo estande da desenvolvedora experimentou as lutas de Street Fighter IV em um joystick que imita o layout de um fliperama, o que aumenta ainda mais o clima nostálgico das lutas.
Já Resident Evil 5 foi um dos mais procurados. A ação transcorre ao mesmo estilo das edições anteriores, só que desta vez o cenário da infestação de zumbis é a África. (THÉO AZEVEDO)


Texto Anterior: Use soft gratuito para controlar outros micros remotamente
Próximo Texto: Promessa: Gran Turismo virá para PSP, mas não há data de lançamento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.