São Paulo, quarta-feira, 15 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Canal aberto

@ - José Antonio Ramalho

Aprenda como fazer cópias de segurança

Fazer um backup ou cópia de segurança consiste em copiar arquivos de seu lugar de origem, normalmente o disco rígido do micro, para outro local seguro. Ter informações importantes, comerciais ou pessoais, armazenadas em um único lugar é um risco muito grande. Só quem já se deu mal é que sabe o que eu estou dizendo.
As informações armazenadas no seu micro podem ser perdidas por causa de diversos fatores. Pane no disco rígido, roubo do computador e eliminação acidental do arquivo são algumas das principais causas de desespero de muitos usuários.
Mas não é só com as informações do disco rígido que temos que nos preocupar. Um CD ou um DVD com dados importantes pode ser perdido, roubado, quebrado ou riscado, impedindo acesso aos dados.

Mídia externa
Um backup deve ser feito, de preferência, em mídias externas ou em outros locais da rede para minimizar os riscos. Quanto mais distante o backup estiver da origem dos dados, melhor. Um dos piores casos de azar de que se tem notícia foi uma empresa que tinha escritórios nas torres gêmeas. Todos os dados de um escritório eram espelhados no escritório que ficava, pasmem, na outra torre do World Trade Center.
A rigor, você não precisa de nenhum programa para fazer backup de seus dados. Basta copiá-los para outros locais da rede ou mídias removíveis, usando os próprios recursos do sistema operacional.
Contudo, programas dedicados a backup tornam essa tarefa mais fácil, automatizada e programada. O Windows XP Professional, por exemplo, possui um programa de backup simples e funcional para o usuário doméstico. Esse utilitário não é incluído na instalação convencional do Windows XP Home Edition. O ícone de backup não está presente no menu Iniciar nem está listado em Adicionar/remover programas do desse sistema.

Instalação
O programa de backup é encontrado no CD do Windows XP Home Edition, na pasta Valueadd. Para instalá-lo manualmente, dê um duplo clique no arquivo Ntbackup.msi, que deve estar na pasta Drive de CDVALUEADDMSFT NTBACKUP, do CD de instalação. Siga as instruções do assistente de instalação e, ao final, clique no botão Concluir. Clique no botão Iniciar, em Programas, em Acessórios e em Backup. O assistente irá guiar o leitor por esse processo. Clique em Avançar, na janela inicial. Na primeira janela, você deve decidir se deseja fazer um novo backup ou restaurar os dados de um backup já feito. Então, basta seguir os passos descritos ao lado para finalizar a cópia.

GRANDÃO: DRIVE MAXTOR ONETOUCH III TURBO FACILITA BACKUP PARA USUÁRIO DE MAC
O equipamento externo faz a cópia de segurança com apenas um toque ou conforme agendamento determinado pelo usuário. O espaço para armazenamento pode chegar a até um terabyte -o que dá para armazenar mais de 16 mil horas de música. Os dados podem ser protegidos por senha e sincronizados entre dois computadores. O produto de maior capacidade custa US$ 749,45. Veja mais em www.maxtorsolutions.com/en/catalog/OTIII_Turbo

[+] Dicas

PRIMEIRO PASSO
Informe quais são as informações que deseja copiar. Escolher a primeira opção é recomendado se você usa o micro como único usuário. Caso existam vários usuários com a mesma senha no Windows, a segunda opção é a mais recomendada. Você pode fazer backup de pastas inteiras ou de itens específicos. Nesse caso, selecione a última opção e clique em Avançar. Na caixa de diálogo, selecione os itens desejados para cópia e clique em Avançar.

SEGUNDO PASSO
Nesta etapa, é preciso que você escolha o local de destino da cópia que pretende efetuar. Lembre-se de que apenas mídias removíveis regraváveis como disquetes ou cartões de memória são reconhecidas pelo programa. Isso, contudo, não chega a ser um problema. Você pode usar um disco rígido externo ou um drive de rede como destino. Nesse caso, basta pressionar o botão Procurar e especificar o local em que a cópia deverá ser realizada.

TERCEIRO PASSO
Após pressionar o botão Avançar, o programa mostrará uma janela em que estará indicado o status de evolução da cópia que está sendo realizada. Não se esqueça de que, se pretender copiar a pasta Meus documentos e ela contiver as pastas Minhas imagens e Minhas músicas, com muitos arquivos armazenados, será necessário reservar um amplo espaço de memória para efetuar a cópia de segurança completa desse conteúdo multimídia.

QUARTO PASSO
Para fazer a restauração do backup, escolha Restaurar um arquivo de backup e selecione o arquivo que deseja recuperar. Para treinar, crie uma pasta de testes com arquivos e subpastas, faça o backup, apague-a e restaure-a em seguida. Aproveite e leia a Ajuda, do Windows XP, sobre o programa de backup e veja as opções avançadas. Depois de fazer um primeiro backup geral, os demais podem ser feitos apenas copiando os arquivos novos.


Texto Anterior: Disputa teve engajados e internacionais
Próximo Texto: Games: Com o Xbox 360, começa o acesso do país à nova geração
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.