São Paulo, quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Imersão é destaque nos videogames

DO ENVIADO ESPECIAL LAS VEGAS

O mundo do entretenimento também brilhou na CES. Em um pavilhão, entre vários produtos sensacionais para os gamemaníacos, empresas mostravam óculos-monitores.
Cada uma tinha sua nuance, mas basicamente o dispositivo tem um sistema que dá ao seu cérebro a impressão de assistir às cenas em uma tela de 40 polegadas.
A idéia geral é que você mergulhe no jogo, qualquer que seja, ampliando as sensações.
É o que propicia também uma espécie de cockpit para uso como simulador de vôo. Trata-se de uma cadeira com uma espécie de manche, onde fica instalado o joystick. Você movimenta o manche, que, por sua vez, mexe a cadeira, dando a impressão de que você está mergulhando, girando, subindo, avançando. Ela vem com um monitorzão instalado, e você pode colocar ainda outros dois (preço extra).
O Dream Flyer (www.mydreamflyer.com) é um sistema totalmente mecânico, ou seja, são os movimentos do manche que fazem todo o resto se mover.
Infelizmente não é barato: com um monitor, o cadeirão sai por US$ 2.800, mais do que o preço de uma viagem de verdade, ida e volta, para a Europa; instalação com os monitores extras custa mais US$ 199 (assista a um vídeo feito na CES no blog Circuito Integrado, www.folha.com.br/circuitointegrado).

TV INTELIGENTE
Para alguns, o título desta nota pode parecer um contra-senso, mas se trata de um televisor com processador que permite a realização de tarefas interativas e acesso a games. A Changdong DTV vem com uma câmera que permite participar de disputas de karaokê em rede. O acesso não é livre: é preciso assinar o serviço de um provedor. O produto já está à venda, mas apenas na China e foi mostrado no estande da Intel.

CROCS MUSICAL
Os sapatos Crocs inspiraram uma linha de acessórios de plástico colorido para celulares e toca-MP3. Fruto de uma parceria entre a Nite Ize e a Crocs, os porta-telefones vêm com estampas diversas, além das cores fortes que caracterizam aquela linha de calçados esportivos. Confira o site www.niteize.com.

RESPONSABILIDADE
Por estratégia de marketing, interesse econômico ou exigência legal, as empresas de eletrônica estão se preocupando mais com a questão ambiental. Agora, Sharp, Panasonic e Toshiba anunciaram a formação, nos EUA, de um consórcio para administrar a reciclagem de materiais. A Electronic Manufacturers Recycling Management também vai prestar serviços para outras empresas de fora da união.

TÁBUA DE SALVAÇÃO
Parece um walkie-talkie parrudo, capaz de enfrentar as adversidades do clima. O GPS Spot Satellite Messenger identifica o lugar onde está o usuário, e, caso ele se acidente, manda um sinal pedindo ajuda aos serviços de emergência, como o 911 americano e seus similares no mundo. Saiba mais em www.findmespot.com.

COMO SE ESCREVE?
A Franklin Electronic Publishers (franklin.com), conhecida por seus tradutores portáteis e pela presença no limitado mercado de leitores de livros eletrônicos, lançou um produto voltado para o público infantil. Trata-se de um joguinho de ditado, em que a criança precisa acertar a grafia da palavra que o sistema pronuncia. Ela pode disputar com o computador ou enfrentar colegas.

DESAFIANTE
Cartazinhos pela CES diziam "Pergunte-me o que eu sou". Era o Zoho (www.zoho.com), um conjunto de aplicativos on-line, usados direto do navegador, que se propõe a enfrentar o Google Docs. Há processador de texto, planilha, criador de apresentações, organizador pessoal e todo o resto, tudo on-line e arrumadinho. O serviço conta com 60 mil usuários.


Texto Anterior: Produtos têm ar retrô
Próximo Texto: Supermoto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.