São Paulo, quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

consumo

Pequeno notável

Com capacidade elevada constantemente, pendrives e cartões de memória facilitam transporte de informações

DANIELA ARRAIS
DA REPORTAGEM LOCAL

O tempo em que um disquete de 1,44 Mbyte era suficiente para armazenar dados parece pré-história. Com a popularização de dispositivos como pendrives (ou memory keys) e cartões de memória, cada vez mais os usuários guardam um maior volume de informações em pequenos espaços. E o que é melhor: os preços desses produtos são reduzidos constantemente.
Para levar seus arquivos de textos, fotos e músicas de lá para cá, o mercado oferece diversas opções, desde pendrives que armazenam 128 Mbytes até os que guardam 8 Gbytes.
No exterior já é possível encontrar aparelhos que guardam 64 Gbytes, como um da Kanguru.
"O usuário quer ter as informações com ele o tempo todo. Com a mídia de alta capacidade, ele não precisa selecionar o que levar; ele leva todas as músicas da biblioteca, por exemplo", diz Jean-Pierre Cecillon, diretor geral da Kingston no Brasil.
A disseminação no mercado faz com que os pendrives passem a ser vendidos em diversas versões. As mais simples servem para guardar uma quantidade razoável de textos, fotos e vídeos. As intermediárias ganham recursos extras, como o tocador de MP3. E as mais sofisticadas vêm até com programas instalados, como o Skype, de telefonia.
A diversidade também se reflete no design dos modelos. Há espaço para os tradicionais e também para os que reproduzem canivetes, relógios, colares e cartões de crédito.
A resistência dos produtos também ganha destaque.
Existem até modelos voltados para aventureiros, como o X-Porter XT, da Patriot -revestido em borracha, ele resiste à água e a baixas temperaturas.
Um site de referência na área é o www.pendrivenet.com.br, que avalia modelos e tem fórum de discussões.

Lá e cá
A mobilidade que permite ao usuário levar seus dados para todo lugar também pode trazer problemas, como perda ou roubo do dispositivo.
Por isso, é importante fazer backups do conteúdo do pendrive constantemente. Crie uma pasta em seu computador especificamente para esse fim. Grave cópias do conteúdo em CD ou DVD também.
Depois de garantir que as informações estão a salvo, é possível dar mais funcionalidade ao pendrive. Uma boa opção é instalar aplicativos móveis; são programas como planilhas, editores de textos e leitores de e-mail que podem ser utilizados sem a instalação no micro.
Uma boa dica para começar é acessar o site PortableApps (www.portableapps.com), onde é possível baixar softwares como o navegador Mozilla Firefox e a suíte de aplicativos OpenOffice.org.
Depois de baixar os arquivos -muitas das opções são gratuitas- espere a instalação começar e selecione o pendrive como local para abrigar os programas. Para utilizá-los, abra o arquivo executável, que tem a extensão EXE.
Confira, nesta página, pendrives e outros produtos de armazenamento.


Texto Anterior: Supermoto
Próximo Texto: Nova linha de cartões guarda até 32 Gbytes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.