São Paulo, quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Softwares de terceiros fazem N800 crescer

GUSTAVO VILLAS BOAS
DA REPORTAGEM LOCAL

Não é muito maior que uma carteira -mas é mais fino. O Nokia N800, com dimensões de 144x75x13 mm, é a internet de bolso -contando que você tenha acesso Wi-Fi ou um celular com Bluetooth. Ele também tem outros aplicativos e funções.
A tela é retangular e ocupa quase toda a frente do aparelho, restando um pequeno espaço para os controles e para as surpreendentes caixinhas de som. Como reprodutor de mídia, o N800 é bom. Os controles podem ser dispensados, já que a tela é sensível ao toque. O pequeno teclado virtual que aparece para inserir textos é apenas razoável mesmo para escrever pequenas mensagens; as letras são minúsculas -mas dá para aumentá-las.
O aparelhinho já vem com um navegador para a internet, que funciona bem na maioria dos sites. Mas a memória RAM de 128 Mbytes é pouca -com duas ou três janelas do navegador abertas, o N800 já não reage com prontidão aos comandos. Ele pode acessar o Skype.
O sistema operacional Maemo (maemo.org), baseado no Linux, tem programas desenvolvidos por terceiros, o que torna o produto mais flexível. O preço sugerido, de R$ 1.500, é atraente, principalmente para quem sabe que vai encontrar pontos de acesso Wi-Fi.


Texto Anterior: Mínimo e máximo: TV com conversor custa R$ 15 mil
Próximo Texto: Dilbert
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.