São Paulo, quarta-feira, 16 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

comunidade

Redes terão linguagem de programação comum

PADRÃO ABERTO > Iniciativa do OpenSocial, que conta com Google, Yahoo! e MySpace, vai permitir que jogos e aplicativos sejam usados em ambientes múltiplos

DO "TECHNOLOGY REVIEW"

No salto de redes sociais como Facebook e MySpace, aparecem aplicativos, jogos e serviços, na forma de widgets, que empregam dados que os usuários armazenam e mantêm em redes sociais.
Desde que o pioneiro Facebook abriu as portas para aplicações, já foram criadas mais de 20 mil. O Google, por sua vez, fala sobre o OpenSocial, um padrão que visa tornar mais fácil o uso da mesma aplicação em múltiplas redes.
O Yahoo! anunciou recentemente seu apoio ao projeto -o que o Facebook não fez- e se juntou ao Google e ao MySpace para formar a OpenSocial Foundation, uma organização não-lucrativa responsável por amparar o padrão.
Joe Kraus, diretor da gerência de produtos do Google, disse que a fundação é feita para fornecer "o porto seguro para a propriedade intelectual(...), deixando claro que o OpenSocial será sempre livre e não sobrecarregado; e para se certificar que uma companhia não tenha influência imprópria".
O OpenSocial pretende permitir que os desenvolvedores escrevam uma aplicação para uma rede social e facilmente a adaptem para outra. Em contraste, a plataforma do Facebook requer o uso de técnicas de programação específicas. O Google anunciou o OpenSocial no ano passado, e redes sociais, incluindo MySpace, Hi5 e LinkedIn, uniram-se nos meses seguintes.
Até agora, as aplicações de OpenSocial foram lançadas no Orkut e no MySpace; o Hi5 planeja fazer isso em breve. Entre as três redes, Kraus disse que os desenvolvedores terão acesso a cerca de 200 milhões de usuários com um único programa.
Um porta-voz do Facebook respondeu ao anúncio dizendo que "o Facebook apóia o código aberto e vê valor em qualquer contribuição que a fundação puder fazer à indústria. O Facebook não está se juntando à fundação, mas continua focado no avanço de sua plataforma".
O Facebook, no entanto, começou a trabalhar com a Microsoft para permitir que as pessoas usem as informações que colocaram no site em outros contextos. Chamada de Windows Live Contacts, a ferramenta permite que usuários se comuniquem com outros por meio de serviços, como o Windows Live Messenger.
Até agora, o Yahoo! deu poucos detalhes sobre a natureza do seu envolvimento com o OpenSocial. Wade Chamber, vice-presidente de plataformas da empresa, disse que o Yahoo! decidiu apoiar o padrão porque ele complementa algumas ferramentas que já existem, como o site de compartilhamento de fotos Flickr, e outras de desenvolvimento, como o Yahoo! User Interface Library.


Tradução de DANIELA ARRAIS

SUMMIZE REÚNE GOSTOS ALHEIOS
Com novidades sobre música, livros, filmes e produtos, o Summize (www.summize.com) reúne críticas de usuários e opiniões publicadas em sites, separadas por afinidade


Texto Anterior: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Tenha seus arquivos on-line
Próximo Texto: Comunidades investem em mundo verde
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.