São Paulo, quarta-feira, 16 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estude história e literatura

DA REPORTAGEM LOCAL

O aprendizado de um idioma compreende também leituras de textos, além de assistir a filmes sem legenda e ouvir músicas. Abuse da internet para pesquisar sobre línguas estrangeiras.
Caso você goste de francês e queira saber mais sobre a Idade Média na França, guarde esse endereço: www3.sympatico.ca/isabelle.aube. Está dividido em dez seções, aborda o papel da mulher nesse período e explica didaticamente a formação das cidades e das Cruzadas.
Sobre Napoleão Bonaparte, há três sites que merecem destaque: www.napoleon.org, www.napoleon1er.com e www.napoleonica.org. O primeiro é um dos mais completos sobre o assunto, especialmente para entusiastas do universo napoleônico.
O segundo se dá ao luxo de oferecer o conteúdo em três idiomas além do francês e também de dar a informação para donos de celulares com tecnologia WAP. O terceiro traz documentos originais, entre eles cartas escritas entre 1800 e 1815.
A obra completa de William Shakespeare pode ser consultada em www.chemicool.com/Shakespeare. Links, biografia, resenhas e estudos sobre Jorge Luis Borges estão no site www.hum.au.dk/romansk/borges, cujos textos estão em três idiomas: espanhol, francês e inglês.
Sobre literatura argentina há ainda a página http://literatura.org, com seção especial para Borges e para os escritores Bioy Casares, Julio Cortázar e Manuel Puig.
Ganhe mais vocabulário e mantenha-se informado com publicações estrangeiras. Em espanhol, leia os jornais "El País" (www.elpais.es) e "Clarín" (www.clarin.com). Em inglês, não deixe de ler o "The New York Times" (www.nytimes.com) ou o britânico "The Independent" (www.independent.co.uk).
Em alemão, há a revista "Der Spiegel" (www.spiegel.de). Para aprimorar seu francês, leia o "Le Monde Diplomatique" (www.monde-diplomatique.fr) ou o tradicional "Le Figaro" (www.lefigaro.fr). (MZ)


Texto Anterior: Faça exercícios de gramática
Próximo Texto: Melhore seu português pela rede
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.