São Paulo, quarta-feira, 16 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SOFTWARE

"Musicmatch" grava CDs, mas exige micro rápido

Tocador de arquivos musicais traz nova rádio para escutar on-line

DA REPORTAGEM LOCAL

Além de tocar arquivos musicais de vários formatos e oferecer bons recursos para gravar CDs, a nova versão do programa "Musicmatch" traz uma função a mais: uma nova estação de rádio, que toca canções de vários estilos.
Instalando o "Musicmatch 6.1", que está disponível gratuitamente para download (9,85 Mbytes) no endereço www.musicmatch.com, o usuário pode experimentar o serviço, que foi batizado de RadioMX e oferece vários canais musicais.
A rádio pode ser ouvida gratuitamente, mas, se o usuário pagar US$ 5 mensais, obtém vantagens: pode escolher entre mais gêneros musicais e alterar o ritmo das canções. Os recursos pagos podem ser testados gratuitamente por 14 dias. A qualidade sonora obtida com uma conexão de 56 Kbps é medíocre, mas dificilmente a transmissão é interrompida.
A versão paga do "Musicmatch", que custa US$ 20, copia e grava CDs mais rapidamente do que a versão gratuita e permite gravar um CD-R em várias etapas, eliminando a necessidade de usá-lo todo de uma vez. Mas os CDs gravados por esse processo ("multisession") podem não funcionar em alguns toca-discos.
O programa continua muito "pesado", exigindo bastante potência do computador: durante testes, ele chegou a ocupar mais de 12 Mbytes de memória RAM ao tocar um arquivo MP3 comum, enquanto o programa "Winamp" (www.winamp.com) realizou a mesma tarefa com aproximadamente 6 Mbytes. Além disso, o "Musicmatch" frequentemente usou mais de 90% da capacidade de um processador Pentium III de 450 MHz.
Os criadores do programa dizem que ele já é mais usado do que o concorrente "RealJukebox" (www.realguide.com.br): de acordo com uma pesquisa feita pela Jupiter MediaMetrix, o "Musicmatch" é usado por 3,95 milhões de pessoas, contra 3,79 milhões que optam pelo "RealJukebox". (BG)


Texto Anterior: Cronologia
Próximo Texto: "Comuna" faz referência à Revolução Russa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.