São Paulo, quarta-feira, 16 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERNET

Usuário pode abrir programas como se estivesse na frente do PC remoto

Serviço controla micro à distância

BRUNO GARATTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

Quem usa mais de um PC para trabalhar geralmente enfrenta um problema: a divisão de arquivos, que acaba fazendo com que documentos do escritório estejam no micro doméstico e vice-versa.
A solução mais simples é enviar os documentos por e-mail ou gravá-los em discos virtuais, mas esse procedimento também falha: se as duas máquinas não têm os mesmos programas instalados, às vezes uma não consegue abrir arquivos criados na outra.
Nesse caso, vale a pena testar o serviço GoToMyPC, que integra totalmente a área de trabalho de dois (ou mais) micros. Com ele, é possível acessar os recursos de um PC por meio da internet: além de abrir os programas instalados no micro remoto, o usuário pode checar seus e-mails, receber e transmitir arquivos e até mudar configurações como se estivesse na frente da máquina distante.
O serviço é caro (integrar dois computadores custa de US$ 10 a US$ 20 mensais), mas é muito fácil de configurar e funciona bem. Se você tiver um cartão de crédito internacional, pode testar gratuitamente o GoToMyPC durante 60 minutos ou 30 dias (o que vencer primeiro).
Para fazer isso, visite o site www.gotomypc.com e clique em Free Trial para se cadastrar. Depois de preencher o formulário apresentado, aguarde o e-mail de confirmação. Clique no link indicado pela mensagem, digite novamente seu endereço eletrônico e senha e clique em Log In.
Em seguida, basta seguir as instruções do site: crie uma outra senha (que dará acesso ao computador remoto) e espere até que o sistema copie e instale o programa de comunicação.
Esse processo é semi-automático, mas, se ele falhar, você poderá fazer manualmente o download (1,4 Mbyte) do instalador.
Depois de configurar o computador local, vá até o computador remoto e visite o site do GoToMyPC. Na tela de abertura, digite seu e-mail e sua senha principal no campo Returning Users e clique em Log In.
Para ativar o serviço, siga as instruções exibidas: a configuração do PC remoto é bem parecida com o procedimento adotado no PC local.
Com os dois micros ligados à internet, abra o programa e aguarde o estabelecimento da conexão. Em poucos segundos, surgirá no PC local uma cópia perfeita da área de trabalho do PC remoto.
O funcionamento segue os padrões normais do "Windows", com uma exceção: não é possível transferir arquivos arrastando-os diretamente do "Windows Explorer". Para fazer isso, é preciso clicar no menu Tools, que está no painel do GoToMyPC, e selecionar a opção SendFile (enviar) ou GetFile (copiar).
O serviço usa criptografia (codificação de dados) para proteger as informações transmitidas entre os micros.

Programa
Quem quer integrar dois PCs, mas procura mais recursos, pode testar o "pcAnywhere 10", da Symantec, cuja versão de testes é gratuita e está em http://enterprisesecurity.symantec.com/products/products.cfm (download de 35,5 Mbytes).


Texto Anterior: Música digital 2: Napster tenta conter pirataria
Próximo Texto: Canal Aberto - José Antonio Ramalho: Dicas para atualizar PC com chip Pentium
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.