São Paulo, quarta-feira, 16 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENDEREÇOS ON-LINE

Internet traz sites com trens metropolitanos de todo o mundo; confira mapas e itinerários virtuais

Passeie pelos metrôs do planeta via rede

DA REPORTAGEM LOCAL

Poucas coisas são tão comuns às grandes cidades do planeta quanto linhas de metrô. E a rede é um bom lugar para quem quer dar um passeio por elas.
Um bom site para começar é o www.metropla.net. A tela de abertura é um mapa-múndi. Ao clicar em um dos continentes, abre-se um mapa mais detalhado, no qual é possível clicar sobre alguma cidade e saber sobre os trens metropolitanos dela. Para ter uma idéia da abrangência do site: só no mapa do Brasil, há informações acerca do metrô de oito cidades, e apenas para o de Fortaleza não há um mapa das linhas. A página é útil para turistas: traz o horário de funcionamento e os preços das passagens dos trens.
Também turístico é o site oficial do metrô de Paris. Na seção Find your route dessa página, você escreve o nome de dois lugares da cidade (como Torre Eiffel e Arco do Triunfo) e ele indica quais linhas de metrô pegar para ir de um ponto a outro.
Ainda mais sofisticado é o site www.subwaynavigator.com. Ele traz um guia com 11 metrôs, entre eles os de Londres, Nova York e Barcelona. Lá você monta itinerários em qualquer uma dessas cidades, a partir de mapas com as estações. Dá para ficar sabendo, por exemplo, que o trem leva quase uma hora e meia para ir do bairro nova-iorquino do Bronx até a rua 42, em Manhattan.
Além disso, a página mostra o itinerário estação por estação e oferece links para sites das proximidades como museus, lojas e consulados.
Outra escala obrigatória nessa viagem é o site www.reed.edu/reyn/transport.html#maps, que traz mapas de metrôs e fotos de estações de dezenas de cidades, listadas em ordem alfabética. (ALEXANDRE VERSIGNASSI)




Texto Anterior: Hugo
Próximo Texto: Algumas linhas na rede
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.