São Paulo, quarta-feira, 16 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro lado

Empresa mantém compromisso com a privacidade do internauta, diz diretor

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"O Google leva muito a sério a questão da privacidade. Todas as informações prestadas pelos usuários de seus serviços estão protegidas. A empresa não vende e não compartilha qualquer informação de seus usuários", afirma o diretor de comunicação da Google do Brasil, Felix Ximenes.
O diretor reconhece que usuários reclamam de ter informações pessoais mostradas por meio de buscas feitas no site. "O buscador encontra o que está na internet; ele não coloca nada lá. Nesse caso, recomendamos que o internauta peça para quem hospeda a informação que a retire do ar", diz Ximenes.
O diretor afirma que os critérios de busca e classificação são impessoais e refletem a representatividade dos sites.
Sobre as compras de outros serviços, ele diz que estão de acordo com o "DNA inventivo" do Google. "A empresa cresce com as oportunidades e com os desejos da comunidade", d iz.
Ele afirma que os serviços comprados continuam a ser desenvolvidos. "Os fundadores do YouTube ainda ditam o dia-a-dia do portal. Os princípios não são alterados."
Sobre a adequação ao que pede o governo chinês, Ximenes diz que o Google cumpre a lei do país, como faz no Brasil.
Quanto às reclamações de que o Google não colabora com a Justiça brasileira para solucionar crimes do Orkut, ele diz que a empresa, quando algum usuário é denunciado, avalia se ele descumpriu os termos de uso para retirar a conta do site.
Mesmo assim, diz, os dados ficam guardados para um eventual pedido da Justiça.
"Se a Justiça pede, nós atendemos. Só não atendemos à pressão de uma delegacia, por exemplo."
(GVB)


Texto Anterior: Buscador estrela filme com teoria da conspiração
Próximo Texto: Luta é por opções, diz pesquisador
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.