São Paulo, quarta-feira, 16 de maio de 2007

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mercado

Google seguiria líder até contra parceria de Yahoo! e Microsoft

TENDÊNCIAS Segundo analistas de mercado, posição não seria afetada mesmo com aliança entre o portal e a empresa de Bill Gates

JEFFERSON GRAHAM
DO " USA TODAY"

Há não muito tempo atrás, em 2005, o Yahoo! era o responsável pelo serviço de busca do MSN (da Microsoft), e as duas empresas dominavam fatias melhores do mercado de busca na internet.
Mas, em vista da crescente força do rival Google, o Yahoo! e a Microsoft colocaram fim à parceria, criando seus próprios instrumentos de busca e suas próprias empresas de publicidade.
Agora, o Google detém 54% desse mercado, enquanto as fatias do Yahoo! e do MSN, da Microsoft, diminuíram.
Rumores recentes davam conta de uma compra do portal Yahoo! pela Microsoft, mas as negociações sobre uma fusão parecerem estar paralisadas atualmente. Se acontecesse, faria nascer imediatamente uma empresa que ocuparia uma fatia maior do mercado do que suas fatias separadas, afirmam analistas da área.
"Da noite para o dia, a fatia de mercado do MSN e do Yahoo! dobraria", diz Chris Winfield, presidente da 10e20, uma empresa de Nova York que ajuda empresas a criar campanhas de marketing nos instrumentos de busca. "Eles ainda não seriam tão fortes como o Google, mas seriam mais saudáveis juntos do que separados."
O Google informou ter tido lucros de US$ 1 bilhão no trimestre passado, alimentados pelos pequenos anúncios que surgem junto com o resultado das buscas feitas no site.
Além disso, a empresa anunciou a compra da agência de publicidade DoubleClick por mais de US$ 3 bilhões. A DoubleClick é especializada em anúncios publicitários para internet -um ponto fraco do Google e forte do Yahoo! e do MSN.
O Yahoo! faturou US$ 307 milhões no trimestre passado. Já a Microsoft disse que os prejuízos do MSN passaram dos US$ 200 milhões.
O Google "tem uma posição sedimentada no mercado de busca", afirma Scott Kessler, um analista da Standard Poor"s. "Não prevejo nenhuma mudança no futuro próximo."
O Google está tentando ampliar suas atividades para além da área de anúncios publicitários, atuando, entre outros, no setor de anúncios para jornais, revistas, rádios e TV via satélite.
E tenta competir em áreas de conteúdo nas quais o Yahoo! e o MSN são forças tradicionais -e-mail, programas de mensagem instantânea e páginas iniciais personalizadas.
Mas a popularidade do Google é tão gigantesca que, poucas semanas atrás, ultrapassou a Microsoft e agora é o site mais visitado da rede mundial de computadores. Em março, o Google registrou 528 milhões de visitantes, contra 526 milhões da Microsoft e 476 milhões doYahoo!, segundo o serviço de medição ComScore Media Metrix.
Um ano antes, também em março, o Google tinha recebido 467 milhões de visitantes.
Em 2000, o Google estreou como instrumento de busca do Yahoo!. Quando a popularidade do Google levantou vôo, o Yahoo! ficou preocupado com a possibilidade de o Google ofuscar sua própria marca. Em 2004, o Yahoo! desistiu do Google e investiu US$ 2 bilhões para criar sua tecnologia de busca.
Nesse período, até janeiro de 2005, o instrumento de busca do MSN e a área de publicidade correspondente foram mantidos pelo Yahoo!. No começo de 2005, o MSN criou uma unidade própria para atuar nesse setor.
Uma parceria entre a Microsoft e o Yahoo! ajudaria os dois a se tornarem mais competitivos, mas "essa manobra parte do pressuposto de que o Google permanecerá como um alvo estático, esperando para ser ultrapassado", diz Charlene Li, analista da Forrester Research. "Não acredito que isso vá acontecer."

Tradução de RODRIGO CAMPOS CASTRO


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