São Paulo, quarta-feira, 16 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Adaptador toca arquivos do micro

DA REPORTAGEM LOCAL

Seguindo a tendência de empresas como Pinnacle e HP, a Apple entrou, semana passada, no mercado de controladores de mídia -aparelhos que reproduzem no televisor e no aparelho de som os arquivos audiovisuais gravados no computador. Batizado de AirPort Express (www.apple.com/airportexpress), o acessório, que também funciona em PCs com o sistema Windows e custa US$ 129 nos Estados Unidos, é compatível com redes sem fio do tipo Wi-Fi 802.11g, o que promete boa velocidade de transferência de dados. Por outro lado, o AirPort Express só toca músicas (não é compatível com fotos e vídeos) e não tem controle remoto -o usuário precisa se levantar e ir até o micro para alterar a seleção musical que está sendo tocada.
O acessório tem três conectores: um Ethernet, que deve ser usado caso o usuário deseje compartilhar uma conexão de banda larga, um USB, que serve para compartilhar uma impressora, e um de áudio externo, que deve ser ligado à entrada auxiliar de um aparelho de som (ou a caixas acústicas amplificadas).
O AirPort Express é compatível com o recurso Wi-Fi Protected Access (WPA), que codifica os dados e protege a privacidade do usuário, mas isso requer o sistema operacional Windows 2000/XP ou Mac OS X 10.3 -usuários do OS X 10.2 não têm acesso a essa função. Além disso, cabe lembrar que o micro precisa ter algum tipo de ponto de acesso Wi-Fi, como o AirPort (no caso dos Macs) ou uma peça similar para Windows.
O preço do produto no Brasil não havia sido divulgado até a conclusão desta edição (o lançamento está previsto para o segundo semestre).


Texto Anterior: Hardware: Power Mac ganha refrigeração a líquido
Próximo Texto: Comunicação móvel: Celular tem câmera de 1,2 Mpixel
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.