UOL


São Paulo, quarta-feira, 16 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Máquina sem filme vende mais no Japão

DO "THE NEW YORK TIMES"

As câmeras fotográficas digitais de lentes reflex estão agora mais acessíveis. O obstáculo sempre foi o preço. A câmera digital topo de linha com lente reflex costumava beirar os US$ 10 mil.
Para atrair o mercado e transformar as digitais em produto de massa, a Canon e a Nikon, em 2002, além de outros fabricantes, lançaram modelos mais baratos. Hoje é possível encontrar em prateleiras de lojas câmeras digitais com lentes reflex com preços a partir de US$ 1.000.
Durante anos, fotógrafos profissionais manipularam suas câmeras analógicas na crença de que nenhuma alternativa digital poderia alcançar a qualidade de um equipamento com filme. Agora, porém, a queda de preços e a tecnologia com maior precisão estão fazendo com que esses profissionais mudem seus pontos de vista.

Vendas nos EUA
No Japão, onde são fabricadas 90% das câmeras comercializadas em todo o mundo, as vendas das digitais começaram a ultrapassar as convencionais no ano passado. Espera-se que essa mudança aconteça nos EUA neste ano, segundo previsões da PMAI (associação internacional de foto e marketing). Estima-se ainda que o crescimento das vendas de digitais (25% ao ano) continue galopando.
Essa tendência mudou o perfil de companhias que fabricam filmes, entre elas a Kodak e a Fuji. Essas duas empresas estão mudando seu foco e estão dando mais ênfase à tecnologia com câmera digital. Ambas lançam anualmente modelos com maior resolução e mais acessíveis ao consumidor final.
Apesar de os negócios da Canon e da Nikon serem baseados em câmeras com filmes convencionais, essas duas empresas esperam significativos aumentos no segmento de digitais.
A Canon estima que as vendas de digitais dobrem neste ano, chegando a 8,5 milhões de unidades.


Texto Anterior: Operação da A300 é simples
Próximo Texto: Foto móvel: Celular com câmera tem mais uma versão
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.