UOL


São Paulo, quarta-feira, 16 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIVERSÃO

Preço de conjunto com 18 jogos clássicos também é atrativo

Sucessos do tabuleiro chegam em coletânea

THÉO AZEVEDO
ESPECIAL PARA A FOLHA

As noites frias das férias prometem ficar mais divertidas com Hoyle Board Games, uma coletânea que reúne 18 jogos clássicos de tabuleiro.
E há para todos os gostos, desde os tradicionais xadrez, dama e dominó até a divertida batalha naval. Bate-bate, que foi criado pela própria equipe da Hoyle, pode ser jogado por até quatro pessoas e consiste na simulação de uma corrida. Vence o primeiro que levar o carro para a linha de chegada; os movimentos são determinados por cartas.
Os simpatizantes do raciocínio lógico vão gostar de senha, em que um jogador cria um código com pinos coloridos: o desafio é quebrar o código no menor número de tentativas possível.
Hoyle Board Games é indicado para praticamente todas as idades, embora esteja em inglês, o que pode dificultar um pouco o desempenho de quem não domina o idioma, pelo menos em alguns dos jogos.
Em compensação, o manual (em versão digital, no segundo CD do jogo), além de ser em português, não só explica detalhadamente as regras de cada um dos jogos como também fornece dicas e estratégias. É uma ótima oportunidade para quem ainda não aprendeu a jogar xadrez, por exemplo.
Até quatro pessoas podem jogar Hoyle Board Games, mas, se o jogador estiver sozinho, há dez adversários controlados por inteligência artificial prontos para enfrentá-lo, inclusive sem poupar provocações. A interface é prática e permite personalizar elementos como pano de fundo e música.
Os outros jogos de tabuleiro presentes em Hoyle Board Games são xadrez chinês, gravidade, reversi, gamão, mahjong, monta-palavras, mancala, palavras cruzadas, yam, yam de palavras e mexe-mexe.
A coletânea reserva ainda outras duas boas notícias: o preço camarada, R$ 39, e a baixa exigência dos requisitos mínimos. Além de ser compatível com Mac, basta ter um Pentium de 133 MHz ou equivalente, 16 Mbytes de RAM e 145 Mbytes de disco rígido para jogar Hoyle Board Games.
Distribuído no Brasil pela Vivendi Universal Games (tel. 0/xx/ 11/3889-5841), Hoyle Board Games tem certos jogos compatíveis com disputas on-line e traz versões de gamão e mahjong para Palm OS e Windows CE.


THÉO AZEVEDO é editor do site www.theogames.com.br


Texto Anterior: Nasa comemora 34º aniversário do lançamento da Apolo 11 para a Lua
Próximo Texto: Sinta-se herói de filme de guerra
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.