São Paulo, quarta-feira, 16 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Internet mundial se expande em 26%, diz relatório da VeriSign

Empresa é responsável pelo registro de endereços com final .com e .net

DENYSE GODOY
DA REPORTAGEM LOCAL

Cerca de 14 milhões de novos nomes de domínios da internet (endereços de sites) foram registrados no primeiro trimestre de 2008, elevando a base mundial para 162 milhões.
O aumento é de 26% na comparação com o mesmo período de 2007 e de 6% ante o trimestre imediatamente anterior, segundo relatório divulgado pela VeriSign -operadora global de registros .com e .net- obtido pela Folha.

Brasil
No Brasil, o aumento, do final do ano passado até março, foi de 6,65%, de 451 mil para 481 mil domínios. A taxa de crescimento na América Latina foi semelhante: 7,8%, de 1,466 milhão para 1,581 milhão.
"As pessoas estão entendendo cada vez melhor a internet, como fazer bom uso dela e os seus benefícios", diz Erica Saito, gerente regional de estratégia de negócios da VeriSign.
"A maioria das empresas do país ainda não possui um site; portanto, existe um gigantesco potencial de crescimento", afirma Saito.
Para Frederico Neves, diretor de serviços e tecnologia da Registro .br, que é uma das autorizadas a registrar domínios no país, a mudança nas regras de permissão ocorrida no país em maio está impulsionando os registros de pessoas físicas. "Antes, somente empresas podiam ter o domínio .com.br.", explica. Ser dono de um endereço próprio na internet custa R$ 30 ao ano.

Países
A base de domínios com códigos de países subiu 33% entre o primeiro trimestre de 2007 e o primeiro de 2008, para 63 milhões. A maior é a da Alemanha, 12 milhões. Rússia, China e Índia apresentam ritmo de crescimento superior ao do Brasil.
Saito não espera que as novas normas da Icann (entidade que coordena a internet), as quais permitirão a criação de novos sufixos de domínios -como .sports ou .escola-, provoquem uma disparada nos registros. "Isso não foi observado quando da criação de .biz e .info", diz.


Texto Anterior: Usuários da rede protestam contra lei de Azeredo
Próximo Texto: Eventos on-line: Acontece na internet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.