São Paulo, quarta-feira, 16 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jogos ajudam a melhorar a atenção da criança, diz pesquisa

DA REPORTAGEM LOCAL

A psicóloga Luciana Alves realizou um pesquisa para investigar se o desempenho em teste de atenção sustentada -focada em um ou mais estímulos durante um período de tempo- entre jogadores e não-jogadores de videogame.
Os resultados mostraram que os jogos eletrônicos beneficiam a atenção sustentada. Ela diz que as crianças que jogavam foram mais rápidas em responder uma tarefa do que as que nunca tiveram contato com os games. Participaram 30 crianças de classe baixa. Segundo Alves, depois de ter contato com dois jogos, os não-jogadores melhoraram nos testes.
Alves, que faz mestrado relacionado à saúde infantil na Universidade Federal de Minas Gerais, adverte que não avaliou a influência dos games no comportamento. Ela diz que a exposição a mídias com conteúdo violento não é desejável, mas que, como existem muitas formas de acesso, o ideal é que os pais dialoguem com os filhos.
Para ela, jogar junto "pode dar subsídios aos pais a respeito do efeito do conteúdo do jogo para a criança e também aproximar a convivência, diminuindo conflitos quando o assunto é o videogame". (GVB)


Texto Anterior: Games não causam problemas físicos se usados com equilíbrio
Próximo Texto: Reportagem de capa: Viciados em internet são atendidos em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.