São Paulo, quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

equipamentos

Câmera do novo iPod Nano surpreende

PEQUENINO Tocador multimídia compacto não faz fotos, só vídeos; Apple mostra novidades em serviços como o iTunes

Monica M. Davey/EFE
Modelos do iPod Nano com câmera, uma das novidades anunciadas pela Apple em San Francisco

DANIELA ARRAIS
ENVIADA ESPECIAL A SAN FRANCISCO

Sem anúncios de tirar o fôlego, a Apple apresentou na semana passada, em San Francisco, novidades em sua linha de iPods e em serviços como o iTunes.
A maior atração foi o iPod Nano, que ganhou uma câmera de vídeo. Finíssimo e compato, o modelo agora conta com uma tela maior, de 2,2 polegadas. O novo aparelho também tem funções de rádio e pedômetro.
Steve Jobs, o todo-poderoso da Apple, que reapareceu no evento depois de um período de licença para tratamento médico, afirmou que o Nano é o "tocador de música mais popular do mundo", com mais de 100 milhões de unidades vendidas.
A ideia de colocar uma câmera no aparelho surgiu após a observação de que captar vídeos é uma das atividades que mais crescem em popularidade entre os fãs de tecnologia.
Por conta disso, ressaltou Jobs, enviar um vídeo do Nano para o YouTube é uma tarefa simples. Com apenas um clique, o usuário consegue subir um vídeo para o site, disse Jobs -desde que você tenha um Mac com iPhoto instalado.
Usar a câmera é uma tarefa bem simples. Basta selecionar a opção Câmera de vídeo no Menu. Para começar a filmar, aperte o botão central do aparelho. É possível, também, escolher efeitos para as imagens, como tom vermelho, sépia e caleidoscópio.
Assim como o iPod Shuffle, o Nano agora indica por voz que música e artista estão tocando no aparelho, pelo recurso Voice Over.

Música e jogos
A versão 9 do software de reprodução multimídia iTunes tem novidades como o Genius Mixes, nova versão do sistema que gera listas de músicas a partir da biblioteca do iTunes.
"Alcançamos mais de 100 milhões de contas de cartão de crédito cadastradas. Isso faz do iTunes uma das maiores lojas da internet", disse Jobs, acrescentando que já foram vendidas mais de 8,5 bilhões de músicas pelo iTunes (www.itunes.com).
Outra novidade é a possibilidade de compartilhar sua lista de música com outros cinco computadores de um mesmo ambiente. É possível enviar e receber arquivos, assim como fazer cópia daqueles que não estão na sua biblioteca original. Em uma tentativa de agradar aos entusiastas dos discos de vinil, Jobs anunciou o iTunes LP, que tenta resgatar a experiência de ter em mãos uma obra completa, com arte gráfica, letras das músicas e fotos.
Álbuns de Bob Dylan e The Doors fazem parte do LP -é possível conferir o design dos discos, ver fotos da época e assistir a vídeos exclusivos. O recurso é até interessante, mas a Apple se sairia ainda melhor se lançasse digitalmente LPs que estão fora de catálogo.
A empresa também investiu no iPod Touch como plataforma de games. Executivos de estúdios como o Ubisoft e o Electronic Arts anunciaram lançamentos como Riddim Ribbon e Assassin's Creed.
Com preços em torno de US$ 10, os games são "fortes concorrentes" de videogames portáteis como os da Nintendo e da Sony, diz acreditar Jobs.


Texto Anterior: Eventos on-line: Acontece na internet
Próximo Texto: Motorola lança celular com recursos voltados para usuário de rede social
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.