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DICAS DE SEGURANÇA
Fique esperto para não ter dor de cabeça nas compras pela internet
REFERÊNCIAS
Consulte sites como o do Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor; www.procon.sp.gov.br) e o Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br). Prefira lojas conhecidas ou que tenham sido indicadas por amigos. Os sites de compras devem disponibilizar o endereço físico e o telefone de contato. Ligue antes para o número para confirmar se ele é, de fato, do estabelecimento
CADEADO
Apesar de não garantir que o site seja 100% confiável, o ícone de cadeado que aparece na parte inferior do navegador durante a transação é uma boa indicação de segurança
REGISTRO
Observe as características do produto, o preço, os valores de frete, as despesas adicionais, os prazos de entrega e as condições de pagamento. Imprima e guarde documentos como confirmação do pedido e comprovante de pagamento. Anote também a razão social do fornecedor, seu CNPJ e seu endereço físico se precisar formalizar uma reclamação
PAGAMENTO
Quando possível, opte por uma forma de pagamento posterior ao recebimento. Assim, se houver atraso na entrega, por exemplo, o comprador pode cancelar a compra antes de ela ser descontada
DEVOLUÇÃO
Se, ao abrir a caixa e verificar que o produto não era aquilo que esperava -mesmo que não haja defeito de fabricação-, o consumidor tem direito de devolver o produto até sete dias depois do recebimento e ter seu dinheiro de volta
PRAZO DE ENTREGA
Se o prazo de entrega não for cumprido, o consumidor pode exigir imediatamente o cancelamento da compra e a devolução do dinheiro
RECLAMAÇÕES
Reclamações ao Procon-SP podem ser feitas pessoalmente ou por carta e fax. Para dúvidas, ligue para 151 ou acesse o site do serviço
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