São Paulo, quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crianças inglesas terão aulas de segurança na internet na escola

DA REDAÇÃO

As crianças das escolas primárias da Inglaterra terão aulas de segurança na internet como parte obrigatória do seu currículo, segundo o jornal "The Guardian". A ideia é combater a perseguição on-line e a pedofilia na rede.
A estratégia foi conduzida pelo Conselho da Segurança da Criança na Internet do Reino Unido (www.dcsf.gov.uk/ukccis) e ensinará as crianças a não revelar informações pessoais na rede, bloquear contatos que estão tendo uma relação inapropriada e alertar sobre conteúdo impróprio.
Também no Reino Unido existe um software para que crianças e pais informem às autoridades sobre conteúdo impróprio encontrado na internet. Com o "botão vermelho" (bit.ly/botaovermelho), surgem opções como encontrar detalhes sobre a polícia local ou entrar em contato com as autoridades ligadas à segurança on-line das crianças.
Segundo o Centro de Exploração e Proteção On-line da Criança, todo mês cerca de 10 mil pessoas apertam o botão para informar ou pedir ajuda. A rede social Bebo (www.bebo.com) já adotou o programa em seu sistema.

Prevenção
No Brasil, por enquanto, os pais e professores precisam se informar para passar os dados para as crianças.
No site www.isafe.org, podem ser encontradas informações recentes e um chat para que os mais jovens compartilhem experiências. Já no www.ikeepsafe.org, existe um centro de informação para os pais e jogos para as crianças.
Uma boa dica para os pais é o www.getnetwise.org/videotutorials. São diversos vídeos com passo a passo para aprender a deixar as buscas na internet mais seguras, além de dicas sobre redes sociais. Outra é o www.missingkids.com, que traz uma parte dedicada a ensinar os pais a falar com as crianças e prepará-las para o mundo da internet.
Em português, veja o site www.safernet.org.br.


Texto Anterior: Tec-tec-tec
Próximo Texto: Adolescentes usam Twitcam para conversar com seguidores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.