São Paulo, quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

internet

Softwares on-line do Google são fortes em colaboração

SEM INSTALAÇÃO Pacote de editor de textos e planilha permite publicar documentos e convidar outros para edição

DA REPORTAGEM LOCAL

O Google continua a expandir sua presença na internet para além do buscador, com aplicativos baseados na rede que têm como ponto forte a colaboração on-line e a busca.
Um dos programas mais úteis é o Google Docs & Spreadsheets, que tem editor de textos e planilha.
O editor de textos é uma nova versão do Writely, que foi comprado pelo Google. O Docs & Spreadsheets ainda está em versão beta (de testes).
O software está disponível gratuitamente em docs. google.com, mas exige a criação de uma conta Google.
O editor de textos é bastante rápido e estável. Conta com opções para mudar o tamanho, a fonte do texto e a formatação. Também é possível inserir imagens e tabelas no texto.
Em um texto escrito em português, o editor de textos reconheceu a língua usada automaticamente e fez correções, mas seu dicionário não tinha palavras comuns, como "idéias".
A planilha também é rápida e conta com fórmulas, que seguem o mesmo padrão do Excel, e opções como mesclar células e diferentes formatos de exibição de números e de datas.

Convidados
O software Docs & Spread- sheets permite colaboração tanto nas planilhas quando nos textos. O programa envia um e-mail aos endereços indicados pelo usuário e os convidados têm acesso aos documentos e podem editá-los.
Também é possível publicar o documento na internet: o Google dá um endereço ao documento, que se torna público.
A página principal do Docs & Spreadsheets conta com uma caixa de buscas que procura nos títulos e dentro dos documentos de forma rápida. (PL)


Texto Anterior: Canal aberto
Próximo Texto: Laboratório do buscador tem leitor de notícias e site pessoal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.