São Paulo, quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

consumo

Papo-cabeça

Nem só de iPhone vive o celular inteligente; veja micros de mão com função telefônica

MARIANA BARROS
DA REPORTAGEM LOCAL

O iPhone, o telefone que engloba as funções do popular tocador iPod, da Apple, ganhou manchetes na última semana como se fosse algo inédito. Mas as funções prometidas pelo aparelho, que ainda está a meses de chegar ao mercado, já estão disponíveis nos smartphones, que unem diversas funções sob um mesmo corpo. Câmera, tocador e acesso à internet são algumas das operações oferecidas pelos portáteis disponíveis no Brasil e no exterior.
Em entrevista ao "New York Times", Jerry Panagrosi, presidente da Symbian, empresa desenvolvedora de sistemas para celulares, afirmou que o mercado está vendo emergir uma quarta tela. Depois do cinema, da TV e do computador, o espectador ou usuário terá de se acostumar com a nova versão de tela: a dos telefones inteligentes.
Deverá ser nesse aparelho que assistiremos à convergência de diversas formas de comunicação, como e-mail, voz, mensagem instantânea e videoconferência.
A união de funções provoca também o surgimento de novos concorrentes em um mercado que era tradicionalmente das fabricantes de celulares convencionais, como Nokia e Motorola. Aparecem empresas como Research in Motion, do popular Blackberry, Palm e até forasteiras, como Apple.
Outra empresa a ingressar no ramo é a Oqo (www.oqo.com), que fez sua estréia na CES, em Las Vegas, com o 02. Lançamentos como esse estão levando os EUA a se emparelharem com a Ásia, que há muito lidera o mundo dos portáteis sem fio.
As operadoras norte-americanas são só sorrisos: Cingular, Sprint e Verizon faturaram, cada uma delas, cerca de US$ 1 bilhão no terceiro trimestre do ano passado só com tráfego de dados. Segundo analistas, empresas japonesas e coreanas já fizeram com que 50% de seus consumidores migrassem para a terceira geração de celulares, a 3G, que oferece alta qualidade de tráfego de dados. E boa parte dele não se deve mais apenas ao envio de mensagens.


Os smartphones desta página podem apresentar variação de preços, que estão sujeitos às operadoras, assim como sua disponibilidade.

Texto Anterior: Portáteis 2
Próximo Texto: Lojas on-line faturaram R$ 4,4 bilhões
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.