São Paulo, Quarta-feira, 17 de Fevereiro de 1999
Próximo Texto | Índice

SOCORRONET
Hoje, Quarta-Feira de Cinzas, a festa já era, o ano (re)começa: o dólar está no alto, e a inflação quer contra-atacar. Nesta dureza, a Internet pode não resolver, mas traz informações e ajuda até para amor perdido
Acabou o Carnaval

VIVIANE ZANDONADI
free-lance para a Folha

Fim de festas, fim de férias. É hora de cair na real e correr atrás do prejuízo -financeiro, moral, físico ou emocional.
A ressaca do Carnaval está batendo à sua porta?
Sorria. Com otimismo, concentração, boa vontade e um empurrãozinho da tecnologia, quase tudo tem jeito.
Ligue o computador, faça conexão com a Internet e peça socorro, fazendo da miscelânea de sites uma importante aliada para começar de novo, com o pé direito.

As finanças
É prioridade saber o que acontece com o dinheiro e a quantas anda o dólar.
Leia sempre, no papel ou na rede, as notícias dos jornais e das agências de notícias. A maioria dos provedores de Internet oferece aos assinantes acesso a serviços e a links econômicos de interesse.
A Estação Economia, em www.uol.com.br/economia, reúne notícias, cotações, dicionário de economês, endereços úteis etc.
Entre os que decidem o futuro econômico do país, o site do Banco Central (www.bcb.gov.br) traz bastante informação, permite checar a variação do dólar e acompanhar, por exemplo, a programação monetária para 1999.
A página do FMI (Fundo Monetário Internacional) fica em www.imf.org.
O site da Presidência da República, em www.planalto.gov.br, traz estatísticas, dados históricos e notícias. É ponto de partida para os endereços on line do governo.
Os índices econômicos calculados pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) estão em www.fipe.com.
A agência de notícias Bloomberg, que tem como forte a dinâmica do mercado financeiro no mundo, fica em www.bloomberg.com. Outra parada útil é o MarketWatch (cbs.marketwatch.com/news/newsroom.htx).
Em tempo: aos que pretendem investir em ações das empresas de Internet, analistas sugerem cautela.

Um lugar ao sol
Precisando de emprego? Continue garimpando. Estar bem informado já é um passo.
Entre uma pesquisa e outra, dedique tempo aos serviços que permitem deixar o currículo on line. A rede está cheia de bancos de currículos e informações de recursos humanos.
O Centro de Recolocação (www3.uol.com.br/empregos) é destinado a candidatos e a empregadores. Encaminha currículos cadastrados e permite que empresas anunciem vagas disponíveis. A inclusão do currículo custa R$ 100 por seis meses.
Também para candidatos e empresas, o robusto Canal de Empregos (www.empregos.com.br) é gratuito. Traz notícias, estatísticas, vagas e dicas sobre como se comportar na entrevista.
O movimentado CurriEx, segundo os próprios dados, recebe mais de 400 visitas por dia. Fica em www.curriex.com.br. Nele, você hospeda seu currículo, podendo atualizá-lo sempre que necessário, e consulta vagas disponíveis.
Na mesma linha, há o Empregos.net (www.empregos.net).
Para quem toca empresa própria, uma opção é o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas), em www.sebrae.com. Traz biblioteca virtual, pesquisas e jornal on line.
O ambiente de trabalho carregado pede visita ao Disgruntled (mal-humorado, insatisfeito), em www.disgruntled.com. O site reúne artigos, dicas e piadinhas. É para dar uma força aos que estão de mal com o emprego, com o chefe ou que se sentem escravizados.
Dificilmente saúde e emoção escapam da maratona de estresse que envolve crise, festas, pressão no trabalho e Carnaval.

Corpo e alma
A dorzinha de cabeça, fruto de abusos ou de preocupação, tem endereço: www.dordecabeca.com.br. Para casos críticos, alcoólicos e narcóticos anônimos estão, respectivamente, em www.aabr.com e www.na.org.
O Centro de Valorização da Vida também está presente na rede. O grupo de Araraquara (SP), por exemplo, pode ser visitado em www.sunrise.com.br/cvv/. Terapias alternativas podem ser acessadas no Holos Virtual (www.holos.com.br) e na Terapia Net (www.terapia.net).
Os mais determinados encontram em www.healthfinder.gov/default.htm um portal de saúde, em inglês. Aborda medicina e esporte. E o Saúde Total (www.saudetotal.com/index.htm) é um índice, em português, que inclui medicina oriental.

O dia seguinte
Nunca é tarde para se informar sobre sexo (www.sexscape.org) e camisinha (www.durex.com) -inclusive se, por acaso, você foi imprudente e não pensou nisso antes de cair na folia. As páginas, em inglês, ajudam a não repetir erros e solucionam dúvidas variadas.
E há quem carregue ainda dúvidas sentimentais. Situações mal resolvidas e experiências amorosas são temas em prosa no www.bittersweets.org.
Para quem busca inspiração para a reconciliação ou a conquista impossível, uma alternativa adocicada, em português, fica em www.romance.com.br.
Os mais desesperados podem pedir ajuda a santo Expedito (o dos aflitos, dos desesperados, das causas urgentes). A oração indicada está em www.shopcar.com.br/santoexp.htm.
Os que acreditam ou confiam em livros de auto-ajuda encontram uma livraria virtual bem fornida. É a Dietas Já, que fica em www.dietasja.com.br/djlv04.htm.
Quem preferir lutar com as próprias forças para conseguir alguém pode tentar as salas de bate-papo. Várias empresas provedoras de acesso oferecem o serviço.Tente, por exemplo, o Universo Online (www.uol.com.br), o Zaz (www.zaz.com.br) e a StarMedia (www.starmedia.com.br).
Se nada disso resolver, ainda restam alternativas. Por exemplo, relaxe e visite o site de Chico Buarque (www.chicobuarque.com.br) e procure a oportuna letra de "Apesar de Você".
A canção ainda não tem áudio disponível, mas nada impede que, enquanto navega pela rede, você embale seus dramas tamborilando o verso "Apesar de você, amanhã há de ser outro dia...".


Próximo Texto: Quem precisa da rede?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.