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diversão
Game social é foco de encontro nos EUA
GAME DEVELOPERS CONFERENCE >> Estudo diz que indústria de jogos como FarmVille vai gerar US$ 835 milhões neste ano
THÉO AZEVEDO
ENVIADO ESPECIAL A SAN FRANCISCO
Mesmo modestos e, por vezes, simplórios, eles são a bola
da vez: os games para redes sociais, como FarmVille, que já
conquistou cerca de 80 milhões
de adeptos no Facebook, deram
o tom na Game Developers
Conference 2010. O evento
ocorreu semana passada nos
Estados Unidos e reuniu milhares de produtores.
Pela GDC, passaram célebres
game designers, como Peter
Molyneux, de Fable, e Sid
Meier, criador de Civilization.
Porém, tão concorridas quanto
as palestras deles foi a de Amitt
Mahajan, produtor da Zynga,
na qual nasceu o já citado
FarmVille, além de Mafia
Wars. Com um argumento simples, ele explicou o enorme sucesso dos jogos: "É muito mais
divertido jogar com amigos do
que com gente desconhecida".
Prestando atenção à tendência, o evento organizou uma série de palestras relacionadas
aos games sociais, nas quais pipocaram números e dicas para
aqueles que desejam garantir
uma fatia do bolo. E que bolo:
segundo o InsideVirtualGoods.com, o setor vai gerar
US$ 835 milhões em 2010.
"Colocar games em diversas
plataformas não costuma funcionar. É complexo demais.
Costuma ser mais eficaz dedicar-se a uma só", explica Justin
Smith, do site Inside Social Games. Para ele, aliás, o gosto brasileiro por ferramentas sociais
na internet coloca o país em
posição importante: "O Brasil
está entrando no cenário".
Zynga, PlayFish (comprada
pela Electronic Arts em 2009)
e Playdom, líder no MySpace,
são as principais produtoras de
games sociais, mas as grandes
já estão de olho neste mercado:
a Firaxis Games, por exemplo,
está produzindo uma versão de
Civilization para o Facebook,
enquanto a Ubisoft prepara
suas investidas na rede.
A perspectiva de tamanha
concorrência, no entanto, não
foi suficiente para intimidar os
produtores que estiveram no
evento, já que a credencial para
participar da GDC pode custar
até US$ 2.000, sem falar nas
despesas de viagem.
Durante a conferência, muitas empresas aproveitaram para organizar eventos paralelos
e mostrar lançamentos. A EA
Sports, por exemplo, ofereceu
aos jornalistas a oportunidade
jogar 2010 Fifa World Cup
South Africa, o jogo oficial da
Copa do Mundo.
A Folha testou o jogo, que é
tão divertido quanto Fifa 10,
colocando mais emoção nas
partidas com closes da torcida
e suas reações. Em uma partida
entre Brasil e Argentina, por
exemplo, os técnicos Dunga e
Maradona também apareciam
entre um lance e outro, gritando instruções para as equipes.
O jogo será lançado em 27 de
abril, com as escalações oficiais
de cada seleção para a Copa.
Já Lara Croft and the Guardian of Light é o novo game da
heroína, que deixa para trás
-ao menos por algum tempo-
as aventuras da série Tomb
Raider.
Desta vez, Lara, ao lado de
Totec -uma espécie de divindade-, precisa dar cabo de
centenas de inimigos, em uma
fórmula que mistura cooperação e competição entre dois jogadores.
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