São Paulo, quarta-feira, 17 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Microsoft vai vender Windows sem Internet Explorer na Europa

DA FOLHA ONLINE

A Microsoft anunciou que vai vender o novo sistema operacional Windows 7, na Europa, sem o navegador Internet Explorer instalado, para responder a críticas das autoridades europeias.
Atualmente, a Microsoft responde a um processo na Comissão Europeia -braço executivo da União Europeia- sob acusação de práticas anticompetitivas por atrelar o Internet Explorer ao Windows.
A empresa diz que planeja lançar o novo sistema operacional no dia 22 de outubro, mas que os clientes da Europa deverão instalar o navegador que preferirem.
"Estamos comprometidos a pôr à disposição o Windows 7 na Europa ao mesmo tempo em que no restante do mundo, mas também devemos respeitar a lei de concorrência europeia quando lançarmos o produto", afirmou a empresa em comunicado oficial.
"Tendo em vista as questões legais pendentes, decidimos que, em lugar de incluir o Internet Explorer no Windows 7 na Europa, vamos oferecer o software separadamente, com possibilidade de fácil instalação tanto para os fabricantes de computadores como para os usuários", acrescenta o texto.
O Internet Explorer é o navegador de internet mais usado atualmente e está presente em 90% dos computadores pessoais do mundo.
O processo foi aberto depois de uma ação impetrada pelos desenvolvedores do navegador Opera. Na visão da Comissão Europeia, a Microsoft desequilibra o mercado dos navegadores de internet ao fazer essa associação, que "debilita a inovação" e "reduz a capacidade de escolha do consumidor".
Representantes da União Europeia criticaram a proposta da Microsoft e afirmaram que a empresa vai proporcionar menos opções de escolha, e não mais. A instituição afirma preferir que a Microsoft ofereça mais opções de browser, e não "que o Windows venha em qualquer navegador".


Texto Anterior: Tec-tec-tec
Próximo Texto: Ondas e sol: Novas tecnologias podem abolir carregador de celular
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.