São Paulo, quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Yahoo! abre índice para projetos novos

DA "TECHNOLOGY REVIEW"

Mesmo quando surge uma grande idéia para o desenvolvimento de novos mecanismos de busca, fazê-la decolar não é fácil.
O Yahoo! recentemente lançou um mecanismo que pode dar esperança aos desenvolvedores e às empresas de busca.
O Boss ("construa seu próprio serviço de busca", na sigla em inglês) permite que programadores usem o índice do Yahoo! -bilhões de páginas continuamente atualizadas-, o que remove aquela que seria provavelmente a maior barreira para as inovações de ferramentas de busca.
O Yahoo! espera dar o empurrão inicial aos projetos que não contam com o tempo, o dinheiro ou os recursos para se desenvolverem independentemente.
Segundo Prabhakar Raghavan, diretor de pesquisas do Yahoo!, essa ação inclui formas melhores de pesquisar vídeos e imagens, por meio de ferramentas que usam redes sociais para ordenar os resultados da pesquisa e um mecanismo semântico que procura entender o conteúdo das páginas.
Se uma nova ferramenta de busca que usa o índice do Yahoo! se tornar conhecida e potencialmente lucrativa, o site tem o direito de oferecer anúncios ao lado dos resultados.
Por enquanto, nenhuma página baseada no Boss obteve muito sucesso, mas várias empresas novas estão começando a criar serviços de acordo com essa ferramenta. Se decolarem, elas seriam capazes de ajudar o Yahoo!, ainda anos-luz atrás do Google em termos de popularidade, a reconquistar o topo. "Nós não seremos capazes de inventar tudo sozinhos, essa é a base filosófica (do Boss)", disse Raghavan.
"Então, devemos facilitar o caminho para as inovações." (KATE GREENE)


Tradução de FABIANO FLEURY DE SOUZA CAMPOS


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Do nada: Agência cria game para aldeia de 12 habitantes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.