São Paulo, quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Facebook ganha mais idiomas até 2008

RECURSOS > Site oferece diversidade de ferramentas, privacidade e oportunidades de negócios; concorrentes reagem

DA REPORTAGEM LOCAL

MySpace e Orkut que se cuidem. O site da vez é o Facebook, rede de relacionamento que está crescendo 3% a cada semana, devido à satisfação dos usuários com melhores recursos para compartilhamento de idéias e informações.
Buscando atingir público ainda maior, o site, que está disponível somente em inglês, lançará versões em outras línguas entre o final deste ano e o começo de 2008, segundo a assessoria de imprensa da empresa.
Ao se cadastrar, o internauta já tem acesso a cinco ferramentas. As redes de relacionamento (comunidades do site) são divididas por cidade, região, local de trabalho ou escola, o que facilita a busca.
Na ferramenta Photos, é possível inserir quantos álbuns quiser, porém somente 60 fotos em cada um deles. Nessa aba, há acesso para as imagens de amigos; se algum deles indicar que você aparece em uma foto, você fica sabendo.
O segundo recurso é o Groups, um espaço para as comunidades, que podem ser abertas, fechadas ou secretas (não aparecem em busca). Os participantes podem compartilhar também vídeos de diversos sites e fotos.
Já na aba Events você pode criar a página de seu próprio evento, seja ele público ou restrito a poucas pessoas. A ferramenta conta com lista de presença, espaço para que todos os participantes discutam e postem vídeos e fotos.
Aqueles que utilizam a internet para divulgar e buscar classificados vão gostar do recurso Marketplace. Aí ficam os anúncios da região em que você está cadastrado -é parecido com o Mercado Livre, porém mais restrito e organizado.
Na parte superior, há duas colunas: à esquerda, categorias de itens oferecidos; à direita, itens procurados. Nos espaços, que são categorizados por redes, circulam objetos, serviços e vagas de emprego.
Uma vantagem do Facebook em relação ao Orkut é que é muito mais difícil ser xeretado, já que, pela busca, só é possível acessar os perfis que estão na lista -a não ser que o usuário libere o acesso a todos.

Muitos programas
Além das ferramentas padrão, há mais de 5.000 aplicativos úteis e fúteis que podem ser acrescentados. A maioria deles foi desenvolvida por programadores de fora do Facebook, com base na plataforma de desenvolvimento (developers.facebook.com) que a empresa oferece desde maio (leia texto nesta página).
Além de utilitários, há softwares divertidos, como o pôquer on-line, o aquário e o Sistema Solar virtuais e a versão digital dos imãs "Como estou hoje". Alguns deles cobram, em dólar, por cada gracinha enviada, como o Today's Gift, uma lembrança virtual de US$ 1.
Em reação, o MySpace, o Yahoo! (Y!Mash, recém-lançada) e o Google (Orkut) já confirmaram que, em breve, irão oferecer uma plataforma de desenvolvimento para estimular a criação de aplicativos para suas redes sociais. A Microsoft, por sua vez, lançou, na semana passada, a nova versão do Live Spaces, que é compatível com aplicativos do Live Gallery. (CR)


Texto Anterior: Feira mostra tecnologia para idosos
Próximo Texto: Lista de discussão na rede Brazil explica desistência do Orkut
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.