São Paulo, quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Site nerd cai em boato de morte de spammer

DA REPORTAGEM LOCAL

A morte de um dos maiores spammers do mundo, o russo Alexey Tolstokozhev, foi noticiada por um blog na última quinta-feira e logo a história caiu na rede. O Slashdot, que agrega "notícias para nerds", foi um dos que destacaram o suposto assassinato do "spammer de remédios para impotência", cometido pela máfia russa. Ele teria ganho US$ 2 milhões só em 2007.
Em dois dias, o post original sobre a morte contava com cerca de cem comentários; mas Alec Eckelberry, do sunbeltblog.blogspot.com, entre outros blogueiros, desmontou a farsa.
A primeira pista: ninguém na indústria de segurança havia ouvido falar do russo. Segunda: o endereço que lançou o boato tinha um dia de registro, em um provedor famoso pelos sites maliciosos. Terceira: nada foi noticiado pela imprensa russa.
Só que a farsa estava no topo da seção de segurança do Digg na sexta-feira -o site é editado pelos internautas, que votam e elegem notícias. A primeira vez que a Folha acessou a página que levantou a história falsa, o conteúdo era um. Logo depois, o navegador foi reencaminhado para outro endereço -com publicidade. Graças à engenharia social, o blog já era um link popular. (GVB)


Texto Anterior: Segurança: Atualização do XP dá fôlego ao sistema anterior ao Vista
Próximo Texto: Proteção: Microsoft coloca no ar correções para Explorer e Outlook
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.