São Paulo, quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

teste USP

Som para uso genérico cumpre função

SUBWOOFER>> Sistema tem boa qualidade de graves e agudos, mas é grande demais se comparado a sua potência total

ODEMIR BRUNO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O sistema de áudio TCS3256 é o recente lançamento da brasileira C3 Tech. Destinado a funcionar como saída de som de aparelhos como computadores, consoles, tocadores de MP3 e DVDs, o sistema conta com interface remota para controle do produto.
Com um desenho discreto, o equipamento, comercializado na cor preta com detalhes cromados, é composto por dois alto-falantes de 7,5 W RMS e um subwoofer de 15 W RMS.

Entrada e saída
A alimentação do C3 Tech é 110 V. A central do equipamento é a caixa do subwoofer. Toda a fiação fica na parte traseira.
Além da alimentação, nela estão os dois conectores RCA, para ligar os alto-falantes, um conector P100 estéreo, para a entrada de áudio, e a fiação do controle remoto. No subwoofer, estão o interruptor liga/ desliga e o controle de graves.
O manuseio do sistema é feito por meio de um controle remoto conectado por fio ao subwoofer. Nele estão o controle de volume, uma saída para fone de ouvido e o botão mudo.
Dessa forma, o equipamento pode ficar em um local de difícil acesso. Mas, durante o teste, sentimos falta do controle de graves mais acessível. Em vez de localizado no remoto, o recurso fica na parte traseira do equipamento, prejudicando a proposta do sistema de som.
O controle de graves é um ajuste importante de sistemas subwoofer, que tem influência direta na aplicação do aparelho e requer alterações constantes.

Tamanho
O tamanho é um ponto fraco do equipamento. Os alto-falantes poderiam ser menores, em especial considerando sua potência. Outro ponto crítico é o comprimento dos cabos, que são curtos e atrapalham o posicionamento da peça.
No teste, o equipamento apresentou uma boa resposta a graves e agudos, demonstrando atender a sua proposta genérica. O aparelho apresentou distorção de som conforme o volume atingiu um determinado limiar. Conectado à saída de um Macintosh, com o volume do computador ajustado no máximo, a distorção pôde ser percebida a cerca de 1/3 do volume máximo do equipamento.
O produto é adequado a sua proposta, apresentando volume de áudio suficiente para sonorizar games, computadores, DVDs e tocadores de MP3.
O TCS3256 da C3 Tech é um sistema de áudio voltado para uso genérico, podendo ser utilizado como acessório de diversos equipamentos. Com o preço sugerido de R$ 159, o aparelho apresenta uma boa relação custo/beneficio ao consumidor.

ODEMIR MARTINEZ BRUNO é livre-docente em computação e doutor em física, ambos pela USP. É docente e pesquisador da Universidade de São Paulo.



Texto Anterior: Dou-lhe uma, dou-lhe duas: Sites de leilões exigem atenção redobrada
Próximo Texto: Para adolescentes: Celular reconhece músicas do ambiente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.