São Paulo, quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

canal aberto

José Antonio Ramalho - canalaberto@uol.com.br

Como passar fitas K-7 para o formato digital

Tenho um aparelho de som que toca fitas K-7. Gostaria de gravar músicas dessas fitas para CDs no meu computador. Como devo proceder?
João Baptista do Amaral Júnior

Resposta: A forma mais simples de fazer a cópia do conteúdo de uma fita K-7 para o micro é conectar o toca-fitas na entrada do microfone e gravar o som com o programa Gravador de Som do Windows.
Ele irá gravar as músicas ou Áudio no formato WAV. Depois, você pode usar o Windows Media Player para fazer a gravação dessas músicas para um CD de música. Se quiser uma gravação com melhor qualidade, recomendo usar um programa como o GoldWave, disponível em www.goldwave.com.
Nesse caso, você deve ligar o toca-fitas à entrada Line-in do micro. Você deve ter um cabo compatível com essa entrada e saída de áudio do micro.
Se o seu equipamento não tiver saídas com os dizeres Rec Out ou Audio Out, é possível fazer a ligação usando a saída para fones de ouvido e um cabo com plugues estéreo nas duas pontas. Lembre-se, nesse caso, de reduzir o volume do toca-fitas para evitar que a placa de som do PC seja sobrecarregada.
Com o programa aberto, clique em File e em New para criar um arquivo. No campo Length, ajuste a duração do arquivo conforme o tamanho da fita que você deseja copiar.
No painel Wcontrol, faça os ajustes de volume necessários. Lá você encontra os botões Play/Rec/Stop comuns em gravadores de som.
Grave as músicas clicando em Rec. Dependendo da qualidade da fita, você pode ter muito chiado. Você pode tentar reduzir os ruídos clicando nos botões Noise Reduction ou Pop/ Click. Uma vez gravada a música, salve-a nos formatos MP3 ou WAV.


Texto Anterior: Projetos ecológicos invadem a rede
Próximo Texto: Diversão: Veja dicas de games on-line para garotas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.