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Associação acusa empresas de censura
DA REPORTAGEM LOCAL
Mais de 700 reclamações contra
as operadoras de banda larga chegam diariamente à caixa de e-mail
de Horácio Belforts. Talvez por isso ele tenha tantas críticas ao modo como essas empresas atuam.
Em entrevista à Folha, Belforts
afirmou que a limitação do desempenho de softs de troca (P2P)
é comum entre as operadoras e
que os serviços de altíssima velocidade são "vapor".
(JB)
Folha - O aumento de velocidade
nos planos é positivo?
Horácio Belforts - Esses planos
têm cláusulas em que o assinante
aceita condições sem saber que
elas existem. Uma empresa que
faz uma oferta deve divulgar todas as características do produto e
não esconder as que são menos
interessantes. Quando um plano é
lançado, os antigos são acabados.
As operadoras de telefonia não
têm concorrentes e vão empurrando os usuários.
Folha - Como evitar isso?
Belforts - É preciso imprimir e
ler os contratos, especialmente
quando você compra durante
promoções. Toda a negociação é
feita por telefone. No site das operadoras, as ofertas aparecem e desaparecem de acordo com a necessidade.
Folha - Quais os problemas nos
serviços mais rápidos?
Belforts - Esses planos de 8
Mbps só existem na teoria. A Telefônica não tem condições de
oferecê-lo nem para 1% dos clientes. No caso do Vírtua, há lugares
onde a TV por assinatura chega e
a banda larga não. Eles criam uma
ilusão e frustram os usuários. Aumentar as velocidades é um meio
de fazer com que o assinante baixe mais dados e depois tenha de
pagar pelo excesso de tráfego. É
uma enganação.
Folha - Por que a velocidade
anunciada nem sempre é obtida?
Belforts - Porque as operadoras
garantem apenas 10% da velocidade vendida e se essa meta não
for atingida nada acontece. Você
nunca tem como provar que a conexão está lenta. Há também o
Traffic Shaping. A operadora vende um plano de 2 Mbps, mas não
permite que essa velocidade seja
aplicada em programas de troca.
Eles dão prioridades diferentes
para serviços diferentes. Todas as
operadoras usam isso.
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