São Paulo, quarta-feira, 18 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Velocidade de transferência é boa

ESPECIAL PARA A FOLHA

As portas USB (Universal Serial Bus) estão substituindo as portas seriais e paralelas nos computadores. As taxas de transferência para a interface USB 2.0, utilizadas pelo Iomega Mini USB Drive, são muito maiores que as taxas da interface USB 1.1.
O minidisco também pode ser ligado a uma porta USB 1.1, mas fica bem mais lento.
Enquanto a interface USB 1.1 leva 17 minutos para transferir 1 Gbyte, a interface USB 2.0 executa a mesma tarefa em dois minutos e 20 segundos.
Os testes de velocidade e capacidade de armazenamento comprovaram os valores encontrados nas especificações do produto. Foram feitos também alguns experimentos de impacto físico, variação de temperatura e variação de umidade. O produto não apresentou problemas nesses testes.
Os minidiscos da Iomega utilizam memória flash para o armazenamento de dados, ou seja, não precisam de baterias e não perdem os dados armazenados mesmo se ficarem muito tempo sem conexão a um PC.

Softwares
A Iomega fornece dois softwares para gerenciar o minidrive: o Mini Panel Control e o Mini Lock. Eles podem ser encontrados no site da empresa.
O software Control Panel só funciona com sistemas operacionais Windows (a partir do Windows Me). Ele possui recursos que facilitam a visualização e o gerenciamento de dados no Iomega Mini USB Drive. O programa Mini Lock permite maior controle sobre os dados armazenados no minidisco. É possível, por exemplo, criar no drive uma área segura, chamada zona de privacidade, que é protegida por senha. Ambos os programas tem versões em português.

Conclusão
Os minidiscos USB são dispositivos portáteis de armazenamento de arquivos que estão cada vez mais populares. Seu baixo peso e tamanho compacto facilitam o transporte e o compartilhamento de informações.
Os minidiscos são muito convenientes para armazenamento de gráficos, fotos, apresentações, músicas e vídeos. Isso porque, para acessar o conteúdo de um minidisco, basta conectá-lo à porta USB de um computador.
O Iomega Mini USB Drive é de grande utilidade para estudantes e profissionais que precisam transportar grandes volumes de dados. O custo do minidisco se justifica pela conveniência, pela portabilidade e pela confiabilidade do produto.


André Carlos Ponce de Leon F. de Carvalho é professor do ICMC-USP e mestre em engenharia eletrônica pela University of Kent at Canterbury.


Texto Anterior: Teste USP: Minidisco permite usar programas sem instalá-los
Próximo Texto: Site promete telefonemas grátis
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.