São Paulo, quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pela 1ª vez, fatia da Apple supera a da Microsoft

DO ENVIADO ESPECIAL

A guerra de sistemas para aparelhos inteligentes deve esquentar neste ano.
Primeiro porque o sistema Android deve entrar no mercado para valer -a HTC, por exemplo, vai vender seu G1 na Espanha, pela Telefónica, com o nome de Dream.
Além disso, no penúltimo trimestre do ano passado, pela primeira vez a fatia da Apple e seu Mac OS X foi maior do que a da Microsoft e seu Windows Mobile, diz a empresa de análise Canalys.
A Gartner chegou a números semelhantes, e atribui a queda no desempenho do Windows Mobile a sua interface, que não é competitiva, diz a empresa.
Coincidência ou não, o foco das primeiras demonstrações do Windows Mobile 6.5 em Barcelona foi a interface com o usuário.
A Canalys espera que a disputa entre os principais sistemas (Symbian, BlackBerry OS, Mac OS X, Windows Mobile e Android) seja mais intensa neste ano.
A Gartner considera que até os modelos de licenciamento farão parte da disputa, com os sistemas em código aberto (Android, Symbian, LiMo) contrapondo-se ao Windows.
Além disso, há um competidor que ainda não foi lançado, mas já atrai muito interesse: o WebOS, da Palm, que vai utilizar amplamente o conceito de nuvem computacional.
Por fora, corre o LiMo, baseado em Linux. (GVB)


Texto Anterior: Reportagem de capa: Crise global derruba venda de celulares
Próximo Texto: Multimídia: Flash completo deve chegar a smartphones
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.